Sexta colocada nas Paraolimpíadas de Londres, em 2012, a halterofilista Márcia Menezes (Adefil/UEL/FEL) embarca hoje junto com a seleção brasileira para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde disputa o Campeonato Mundial da modalidade, de 5 a 11 deste mês. O objetivo da atleta, que é natural de Bela Vista do Paraíso mas constituiu carreira em Londrina, é alcançar o pódio naquela que será sua primeira participação em um mundial.
Márcia garantiu classificação para o torneio em Dubai com o terceiro lugar conquistado no Aberto de Eger, na Hungria, no começo de janeiro, em sua primeira competição na nova categoria, a até 79 Kg. Desde então, a atleta intensificou ainda mais sua preparação em Itu (SP), onde treina com a seleção brasileira desde o final do ano passado. Tudo para tentar debutar em mundiais com uma medalha. E confiança não lhe falta. "A expectativa é boa e a meta, que tracei junto com o Comitê (Paraolímpico Brasileiro), é chegar ao pódio", estipula. Se conseguir cumprir seu objetivo, ela será a primeira brasileira a medalhar em um mundial.
Para alcançar tal objetivo, a atleta já tem em mente uma marca que pretende alcançar: 120 Kg. O peso é 2,5 quilos maior que a marca obtida pela primeira colocada do ranking mundial da categoria no ano de 2013. E o melhor é que Márcia já conseguiu nos treinos o que pretende fazer no Mundial. "A meta é fazer 120 Kg na última pedida. Tenho treinado muito focada, faz dois meses que não vou para casa (em Londrina) e já consegui essa marca nos treinos, o que me deixa ainda mais confiante", ressaltou.
A única preocupação da atleta é com o fuso horário, que é de seis horas a mais em relação ao Brasil. E é por esse motivo que a viagem já está marcada para hoje, quatro dias antes do início da competição. "Já fui a Dubai e me senti bem. O calor é tranquilo, pois é tudo climatizado, mas o que pega mais é o fuso. Por isso, estamos indo mais cedo, para não termos problemas".
Em fevereiro, Márcia já mostrou que está bem preparada ao faturar duas medalhas de ouro na primeira etapa do Campeonato Brasileiro, disputado em Uberlândia (MG). Lá, ela levantou 113 Kg na barra, novo recorde nacional. Além de Márcia, a seleção brasileira que vai aos Emirados Árabes Unidos conta com outros oito atletas.

mockup