Gustavo é campeão em Roland Garros
PUBLICAÇÃO
domingo, 08 de junho de 1997
Agência Folha 
Gustavo Kuerten, 20 anos, derrotou ontem o espanhol Sergi Brugera em Roland Garros (Paris, França) e se tornou o primeiro brasileiro a conquistar um torneio de primeira linha no tênis mundial.
Ao conquistar o Aberto da França com parciais de 6-3/6-4/6-2, Kuerten, o Guga, entrou para a história do tênis como o campeão de pior colocação no ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais) - ele ocupa a 66ª posição, devendo passar agora para o 19ª lugar.
Em termos domésticos, Kuerten superou Thomas Koch, o brasileiro com melhor desempenho até então por ter chegado à semifinal de Roland Garros em 1968. Kuerten conquistou a Coupe des Mousqueteires no 49ª jogo de sua carreira e em sua terceira participação em um torneio de Grand Slam (duas em Roland Garros).
O jogo contra Brugera foi curto - 1h50m. A versatilidade e a calma demonstradas por Kuerten reverteram as expectativas favoráveis ao espanhol, bicampeão de Roland Garros em 93 e 94.
Brugera foi o terceiro cabeça-de-chave eliminado por Kuerten no Aberto da França. Antes, o russo Ievgueni Kafelnikov (campeão do ano passado e nº 3 do mundo) e o austríaco Thomas Muster foram derrotados. Andrei Medvedev (Ucrânia), Fillip Dewulf (Bélgica) e Jonas Bjorkman (Suécia) foram outros destaques do tênis mundial surpreendidos por Kuerten, que até passar por Muster era tratado pela imprensa francesa como o desconhecido brasileiro.
A facilidade com que Kuerten derrotou o espanhol é consequência do crescimento de seu desempenho ao longo dos seis jogos que disputou em Roland Garros. Ele passou de partidas de cinco sets (como ocorreu contra Kafelnikov) e encerrou sua participação no torneio com um jogo de três sets. No jogo de ontem, mostrou calma e versatilidade para derrotar o espanhol de 26 anos. Apostou e ganhou no jogo de rede, que não é sua especialidade.
Além do feito inédito, a vitória também deu dinheiro a Kuerten: ele recebeu quase US$ 740 mil da Federação Francesa de Tênis. Apesar disso, o tenista, que aproveita as horas vagas para surfar na praia Mole, em Florianópolis (SC), onde mora, garante que vai manter seus hábitos simples. Vou pôr o dinheiro em um banco e só vou usá-lo quando precisar. Tenho tudo que preciso.
Guga dedicou o título ao treinador, Larri Passos, a quem chamou de meu pai, meu tudo. Seu pai morreu apitando um jogo de tênis há cerca de dez anos e a mãe, Alice, forma com a avó Olga sua base de apoio na família. Tinha certeza que ele iria ganhar depois que ele bateu o Muster, disse Alice. Quanto ao futuro, Kuerten pretende ser, um dia, o Ronaldinho do tênis. No dia de hoje eu sou mais famoso do que ele. Só que ele é o melhor do mundo. Eu estou só começando.


