Gustavo cai na água de olho em uma medalha
PUBLICAÇÃO
domingo, 11 de janeiro de 1998
Agência Folha 
Pela primeira desde o início do Mundial de Esportes Aquáticos, na última quarta-feira, em Perth, na Austrália, um brasileiro compete com reais chances de conquistar uma medalha. O nadador Gustavo Borges vai participar das eliminatórias dos 200 metros livres, a partir das 23h30 (horário de Brasília).
É o primeiro dia de competições da natação no Mundial. Na Olimpíada de Atlanta, nessa mesma prova, o brasileiro conquistou a medalha de prata. Para conseguir uma vaga na final, marcada para amanhã, a partir das 8 horas (horário de Brasília), Borges precisa obter um dos oito melhores tempos das séries eliminatórias. Vai ser uma prova aberta, na qual existem vários atletas com chance. E sempre pode aparecer alguém novo, disse. O nadador brasileiro aponta como seus principais adversários o norte-americano Josh Davis e o australiano Michael Klim. Em 1997, Borges enfrentou Davis em três competições: venceu a primeira e perdeu as outras duas. Porém o principal rival do brasileiro deve ser mesmo Klim. O Michael tem o melhor tempo de 1997 na prova e terá a torcida a seu favor, afirmou Borges.
O brasileiro disse estar confiante, pois seus tempos na fase de preparação para o Mundial foram melhores dos que os registrados às vésperas da Olimpíada. No US Open, Borges marcou 1m51s51. Em Atlanta, o melhor tempo do brasileiro foi de 1m48s08. Nessa hora, o importante é ter os pés no chão, disse Borges, que ainda disputa os 100 metros livres e o revezamento 4 x 100 m.
Pólo venceA seleção brasileira de pólo aquático masculino venceu o segundo jogo no torneio, ontem. Derrotou a África do Sul por 8 x 4. O próximo jogo dos brasileiros será com a Eslováquia. No feminino, o Brasil perdeu para a Rússia por 9 x 3 e hoje joga com os Estados Unidos.


