O tenista brasileiro Gustavo Kuerten, 22 anos, obteve uma vitória e uma derrota ontem no Torneio de Dubai, disputado em quadra rápida, nos Emirados Árabes. Na chave de simples, derrotou Juan Antonio Marin, da Costa Rica, por 6/4 e 6/4, e avançou à segunda rodada. Em duplas, Kuerten e o marroquino Hicham Arazi ficaram fora da chave principal com a derrota para os argentinos Pablo Albano e Daniel Orsanic, por 6/3, 3/6 e 6/4.Nessa partida, o brasileiro utilizou um novo uniforme, branco com as mangas cinzas e detalhes em verde.
O brasileiro, 21º colocado no ranking individual da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), precisou apenas de 1h3min para superar Marin, 70º na lista. ‘‘Estive sólido no fundo de quadra’’, afirmou o tenista. ‘‘Estou me sentindo ótimo e espero passar o Carnaval aqui’’, disse Kuerten, o Guga, que, se alcançar a final, só deve retornar ao Brasil na terça.
Ontem, Kuerten garantiu 20 pontos na ATP. Sua diferença em relação ao 20º colocado, o holandês Jan Siemerink, é de 103 pontos. O tenista enfrenta agora o vencedor da partida entre Leander Paes, da India, e Johan van Herck, da Bélgica, que jogam hoje. Paes, bronze em Atlanta-96 ao derrotar Fernando Meligeni na disputa da medalha, é o 84º na ATP e venceu Kuerten nas duas vezes em que se enfrentaram, em 95, em Brasília, e em 96, no Equador. Contra Van Herck, 116º, Kuerten jogou uma vez e venceu. A nova partida do brasileiro não tem data definida, mas deve ser amanhã ou quinta-feira.

mockup