Guga terá parada dura logo na estréia
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 15 de janeiro de 2001
Agência Folha De Melbourne, Austrália 
Na primeira vez que disputa um Grand Slam como primeiro cabeça-de-chave, Gustavo Kuerten terá a missão, teoricamente, mais complicada da sua carreira numa estréia em um dos quatro principais torneios do tênis mundial. No Aberto da Austrália, contra o argentino Gaston Gaudio, o brasileiro enfrenta o jogador mais bem ranqueado que já pegou nesse tipo de situação.
Até o fechamento desta edição, a organização da competição, em que Guga nunca passou da segunda rodada, não havia definido o horário da partida, que pode acontecer na noite de hoje ou na madrugada de amanhã.
Gaudio, 22, ocupava até ontem o número 34 do ranking de entradas da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), que mede o desempenho dos tenistas nas últimas 52 semanas.
Desde que ascendeu ao grupo de elite do tênis mundial, em 1997, Kuerten, 24, nunca havia enfrentado um jogador desse nível em uma estréia de Grand Slam. Quem chegou mais perto foi o norte-americano Chris Woodruff, número 46 na época da estréia na última edição do Torneio de Wimbledon.
O tênis brasileiro também vai estar em quadra, com André Sá fazendo sua estréia diante do australiano Richard Fromberg. A honra de abrir Aberto da Austrália, o primeiro dos quatro torneios do Grand Slam com US$ 7,5 milhões em prêmios na quadra central, batizada de estádio Rod Laver, está com o russo Marat Safin, que terá um jogo relativamente fácil pela frente, diante do espanhol Galo Blanco.
O atual campeão do torneio, Andre Agassi enfrenta o checo Jiri Vanek, na Vodafone Arena, o estádio número dois, inaugurado este ano com todo o luxo e conforto.
Diversão O posto de líder do ranking mundial do tênis masculino já começou a produzir efeitos na carreira de Gustavo Kuerten. Ontem, apesar dos resultados ruins obtidos na Austrália, Kuerten, junto com o local Lleyton Hewitt e a musa Anna Kournikova, foi uma das estrelas da inauguração da nova arena do complexo que abriga o primeiro Grand Slam do ano.
E, como havia acontecido na Olimpíada de Sydney, quando trocou a reclusão habitual por um comportamento de torcedor, o tenista brasileiro mostrou que se sente à vontade em solo australiano.
Em uma partida amistosa com o israelense Harel Levy, Guga fez de tudo para divertir a platéia, composta basicamente por crianças e pessoas idosas. Me diverti bastante, e ainda deu para treinar um pouco, afirmou o brasileiro, que antes havia treinado por uma hora com o espanhol Félix Mantilla.
Primeiro, Kuerten distribuiu garrafas de água destinadas aos jogadores para o público. Depois, após alguns pontos, brincou com o juiz e com sua característica maneira de gritar a cada bola rebatida.
Em um intervalo, percebendo a presença de adolescentes brasileiros, Guga fez com que o israelense tirasse fotos dele abraçado com seus compatriotas com quase uma dezena de máquinas diferentes.
No fim da partida, o brasileiro ainda serviu de juiz de linha em uma troca de bola das catadoras de bola e distribuiu vários autógrafos.


