Guga recebe missão de popularizar o tênis
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terça-feira, 04 de janeiro de 2000
Por Chiquinho Leite Moreira
Rio, 04 (AE) - De camisa amarela e azul, com a marca de seu novo patrocinador (Banco do Brasil), na cores que pretende voltar a usar no seu uniforme nesta temporada, o tenista Gustavo Kuerten confirmou a assinatura de seu contrato por quatro anos com a instituição financeira e terá como missão ajudar a popularizar o tênis no País. Numa concorrida entrevista no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio, Guga revelou o sonho de ver o Brasil também como o país do tênis e, por isso, estaria tão comovido com o projeto.
A idéia do Banco do Brasil com a contratação de Guga é de levantar a bola do tênis, assim como já foi feito com o vôleio há alguns anos. Por isso, o patrocínio ao tenista não visa apenas o uso da marca na roupa do jogador ou participação em comerciais. Prevê também um programa, com sete diferentes ações, como explicou Renato Naegele, diretor de marketing do banco.
"Vamos estar participando do desenvolvimento do tênis em sete ações, ou itens, que vão desde a criação de escolinhas populares, em pontos de fácil acesso, para crianças de 8 a 12 anos, passando por torneios juvenis, amadores, exibições e envolvendo o patrocínio do Guga por quatro anos, com uma cláusula de renovação", disse. "Estaremos também presentes na Copa Davis, já no próximo mês em Florianópolis." A Octagon/Koch Tavares, responsável pelos negócios do Guga no Brasil, vai ser responsável pela organização dos eventos. Haverá o circuito Banco do Brasil de tênis juvenil, de 12 a 16 anos, masculino e feminino, com três etapas e uma finalíssima, disputado em quatro capitais do país. O prêmios aos vencedores de cada categoria será acompanhar o Guga em uma viagem a um torneio profissional.
As escolinhas irão abrir o tênis para crianças de 8 a 12 anos, gratuitamente. As aulas, material esportivo, como bolinhas
raquetes e roupas serão fornecidos pelo Banco do Brasil. "Por isso, gostaria de ter estas escolas em locais de fácil acesso e não um clube fechado", afirmou Renato Naegele. " Haverá também em outubro, em São Paulo, um torneio exibição com três dias de duração, com a participação de Guga e outras estrelas do tênis internacional. Outras promoções serão um torneio para a imprensa e um para tenistas amadores, reunindo os melhores jogadores dos clubes brasileiros.
A valor do patrocínio não foi revelado pelo banco. Há diferentes ações e investimentos. Com Guga, o contrato, por exemplo, prevê pagamentos de bônus no caso de o tenista alcançar a liderança do ranking mundial.
TÊNIS TOTAL - Para Guga, este contrato representa uma nova fase na carreira, especialmente pelo fato de poder contribuir para o desenvolvimento do esporte no Brasil. "Acho que o interesse do banco é ver o tênis como um todo", disse. "O esporte tem muito a crescer com este projeto." Animado com o bom negócio, Guga estava feliz no Rio. Posou para fotos, deu autógrafos, mostrou-se tranquilo e paciente. À noite já embarcaria para a Austrália, onde na próxima semana dá início a temporada profissional de 2000.
"O primeiro e segundo torneios sempre são complicados"
afirmou. "Mas sinto que estou bem preparado para esta temporada e espero mais um ano de boas conquistas."