São Paulo, 07 (AE) - A vitória de um peso leve sobre um dos gigantes do tênis. Foi assim que a imprensa internacional definiu a classificação do Brasil para as quartas-de-final da Copa Davis, eliminando a França, vice-campeã do ano passado. O resultado foi visto como a surpresa de uma rodada em que os Estados Unidos e a Austrália, atual campeã, sofreram muito, mas conseguiram confirmar o favoritismo superando, respectivamente, o Zimbábue e a Suíça.
Para os brasileiros, esta vitória sobre a França, que mantém o Brasil pelo quinto ano consecutivo no Grupo Mundial da Davis, pode dar ao País um novo padrão, talvez já merecendo no próximo ano indicação como um dos cabeças-de-chave. Com a classificação assegurada, os principais tenistas brasileiros voltam ao circuito internacional, agora em quadras de saibro.
A partir do dia 21, Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni estarão jogando no México e, a seguir, em Santiago. Depois, Guga vai para Bogotá, enquanto Meligeni optou por jogar nos Estados Unidos, em Scottsdale.
Nestas três semanas no saibro, e como um dos principais favoritos das três competições - com nível médio de premiação - Guga espera acumular pontos para manter-se em boa posição no ranking. Nesta segunda-feira não houve novidades na lista da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) em razão dos jogos da Davis, que não contam pontos, com o brasileiro permanecendo na quinta posição no ranking mundial.
Como esta série de torneios só começa no dia 21, Guga tirou alguns dias de folga e foi surfar em Florianópolis com o capitão do time francês, Guy Forget, e o tenista Nicolas Escude. Deve voltar aos treinos na quinta-feira.
Enquanto isso, Fernando Meligeni só joga dois torneios no saibro e, para melhorar sua adaptação às quadras rápidas, um dos objetivos desta temporada, optou por seguir um pouco antes para os Estados Unidos, jogando em Scottsdale, Indian Wells e Key Biscayne.

FEMININO - O tênis brasileiro volta a ter um torneio feminino de boa premiação, com a promessa de contar com duas jogadoras entre as 35 do ranking mundial. O Brasil Open - Troféu Telesp Celular - será disputado entre os dias 14 e 20, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. A premiação total é de US$ 142 mil, contando pontos para o ranking da Associação Feminina de Tênis (WTA). Enquanto isso, em Bogotá, Vanessa Menga tenta uma vaga na chave principal jogando a útlima rodada da qualificação com Grzwbowska Magdalena.