Agência Folha
De São Paulo
Para quem promete ocupar a primeira colocação do ranking mundial, o ano não começou bem. O tenista Gustavo Kuerten, quinto do mundo ao final do ano passado, foi derrotado ontem de madrugada (horário de Brasília) pelo espanhol Francisco Clavet na rodada de abertura do ATP Tour de Sidney, iniciando o ano marcando apenas um ponto. Foi a primeira partida oficial em 2.000 de Kuerten num torneio individual.
A derrota para Clavet, que encerrou o ano passado como o 38º do mundo, foi por 2 sets a 1 (6/4, 3/6 e 6/4), em 1h54min de jogo. Em sua primeira competição de 2.000, o brasileiro também foi eliminado na fase classificatória da disputa de duplas. Ele e o equatoriano Nicolás Lapentti perderam por 6/3 e 6/4 para os australianos Andrew Florent e Joshua Eagle e não conseguiram entrar na chave principal.
O próximo torneio de Kuerten é o Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano, em Melbourne, a partir do dia 17.
A primeira rodada também não foi boa para o outro brasileiro que iniciou a chave de simples do Torneio de Sidney. Fernando Meligeni, o 29º do ranking final de 1999, foi derrotado na estréia pelo austríaco Stefan Koubek (46º), por 7/6 (7x4) e 6/1.
No novo modelo adotado pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), apenas ao término de cada temporada será definido um campeão do circuito. O líder após a primeira semana é o francês Fabrice Santoro, 34º colocado no último ranking de 1999, que somou 50 pontos ao vencer dominho o Torneio de Doha (Qatar).