Guga e Agassi sen enfrentam hoje em Miami
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 30 de março de 2000
TÊNIS
Guga e Agassi
sen enfrentam
hoje em Miami
- France PresseNO TOPOAndre Agassi, que volta a ser o número 1 do mundo, teve 85% de vitórias nos torneios de elite em 99- France PresseSUBINDOGustavo Kuerten também vai ganhar posições no ranking mundial, ele que ocupa atualmente a 26ª colocação
Agência Folha
De São Paulo
Os reis da elite do ano passado irão se enfrentar hoje. O brasileiro Gustavo Kuerten e o norte-americano Andre Agassi disputam um lugar na final do Masters Series de Miami, que é considerado o quinto mais importante torneio do circuito mundial, às 15 horas (horário de Brasília). Em 1999, Agassi e Kuerten foram os tenistas que tiveram o melhor desempenho nos torneios de elite do circuito mundial: Grand Slams e Masters Series.
O brasileiro teve teve 34 vitórias e apenas dez derrotas: ótimo aproveitamento de 78%, só ficando atrás de Andre Agassi, que teve 85% de vitórias na elite. Kuerten foi o único tenista no ano passado a ganhar dois títulos de Masters Series (Mônaco e Roma) e conseguiu, ao lado de Agassi e Todd Martin, chegar às quartas-de-final em três torneios do Grand Slam.
O grande diferencial entre Kuerten e Agassi na última temporada foi o sucesso do norte-americano nos Grand Slams. Ele venceu Roland Garros torneio em que o brasileiro era o favorito e o Aberto dos EUA, além de ter sido vice em Wimbledon. Já Kuerten caiu nas quartas-de-final nessas três competições.
Por causa do sucesso, Agassi terminou a última temporada, pela primeira vez na sua carreira, como número um do ranking mundial, quebrando uma sequência de seis anos de Pete Sampras. Agassi é atualmente o segundo colocado no novo ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), que leva em conta apenas os resultados obtidos no ano. Por causa da desclassificação do russo Ievgeni Kafelnikov nas oitavas-de-final em Miami, Agassi voltará a assumir a liderança do levantamento na segunda-feira.
No novo ranking, Kuerten ocupa a 26ª posição que leva em conta os resultados obtidos nas últimas 52 semanas e é usado para determinar os classificados para os torneios , e no antigo o brasileiro é o sexto colocado. A outra semifinal de Miami reunirá Pete Sampras e o vencedor da partida entre o australiano Lleyton Hewitt e o norte-americano Jan-Michael Gambill.
No feminino, a suíça Martina Hingis venceu Monica Seles ontem à tarde e avançou para a final do torneio de Miami (ex-Key Biscayne). Ela espera, agora, conhecer a próxima adversária, depois da partida entre a norte-americana Lindsay Davenport e a francesa Sandrine Testud. Hingis, líder do ranking WTA e máxima favorita ao título, ganhou de Seles, sétima colocada, por um duplo 6/0 em apenas 39 minutos de jogo. Seles, ex-número um do mundo, jogou com dor no tornozelo.