O Guarani e Ponte Preta têm motivos diferentes para vencer o ‘‘clássico da paz’’ que será disputado hoje, às 16 horas, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, pelo Módulo Azul da Copa João Havelange. O time alviverde, com 23 pontos, precisa ganhar para continuar sonhando com uma das vagas da próxima fase. A Ponte, que há 13 anos não ganha do rival, se vencer garante a classificação, pois se encontra na competição em situação mais privilegiada, com 31 pontos ganhos.
O dérbi é considerado uma competição paralela para saber quem é o melhor de Campinas. Todos os 25 mil ingressos colocados à venda se esgotaram ontem. A Secretaria Municipal de Esporte oficializou a tradição, ao oferecer um troféu para a equipe vencedora do jogo. A última vitória da Ponte sobre o Guarani foi por 2 a 0, no dia 3 de maio de 1987. A Ponte quer aproveitar a boa fase para quebrar o tabu de não vencer o rival há mais de uma década.
O confronto entre os torcedores das duas equipes em uma partida válida pelo Campeonato de Juniores, disputada no primeiro semestre, levou a Polícia Militar a montar um esquema de segurança jamais preparado para um dérbi. Por causa dos conflitos registrados naquele jogo, o Ministério Público chegou até a sugerir a realização da partida fora de Campinas. O MP ameaça impedir a realização de outros jogos das equipes na cidade, caso ocorram choques de torcidas.

mockup