A ideia surgiu numa conversa entre amigos e foi quando as empresárias Heloisa Kummel, 49 anos, Fabiana Costa, 30, e o educador físico Erik Farley, 35, resolveram encarar o desafio: participar da Half Mision, uma prova de aventura realizada na Argentina que concentra 80 quilômetros. O tracking reúne caminhada, corrida e exige muita força muscular para encarar subidas e descidas íngremes e perigosas. O trio está desde abril se preparando para a prova que acontece nos dias 10 e 11 de outubro em San Javiery Yacanto, Córdoba. Ao todo, os amigos devem concluir o desafio em até 24 horas.
Serão horas de adrenalina e, ao mesmo tempo, bastante desgaste físico e emocional. O Half Mision conta com um percurso variado onde os participantes enfrentarão desde vilas serranas até atingirem uma altura de 2,7 mil metros. Durante a prova os atletas passarão por vários rios onde poderão pegar água. Por ser uma corrida que avança durante a noite, todos levarão equipamentos obrigatórios como lanternas, kits de primeiros-socorros, etc.
A personal trainer da equipe, Carla Lioggi, explica que todos receberam orientações específicas para cada rotina de treino, mas todos têm seguido um calendário de atividades mais ou menos parecido que envolve: corrida, musculação, exercícios de resistência com peso e alongamento. Eles também chegaram a fazer treinos longos de até 12 horas sem parar e procurarm descansar pelo menos uma vez por semana.
A empresária Heloisa lembra que nenhum dos três já havia participado de algum desafio parecido e manifesta um pouco de ansiedade ao falar da prova, mas afirma estar feliz e preparada. ''Pensei em encarar esse tracking por gostar muito de fazer atividade física. Sinto-me muito bem e percebo que quando há um objetivo específico a gente acaba se sentindo ainda mais motivada'', afirmou ela.
Para Fabiana, que sempre gostou de praticar esportes, em especial o ciclismo, a prova de aventura surge como uma nova opção para enriquecer ainda mais sua rotina de treinos. ''É um desafio pessoal mesmo, algo que considero importante e que foge um pouco de tudo o que eu já fiz. É uma prova desafiadora e diferente'', disse.
O clima é outro desafio que deverá ser enfrentado pelos participantes. A prova começa exatamente ao meio-dia, com sol forte e termina com o mesmo calor
e horário do dia seguinte. Por ser uma região de montanhas, durante a noite a temperatura média pode chegar a até três graus negativos. Para evitar imprevistos, cada um levará uma mochila com roupas adequadas à temperatura local.
Erik Farley, que também é pastor de uma igreja evangélica, vê a preparação para uma prova como essa como um fator importante para diversas áreas da vida. Além da disciplina e determinação necessárias para o sucesso dos treinamentos, Erik aponta a força de vontade como algo fundamental para que tudo possa sair em perfeitas condições.
''Quando você se dedica a algo que depende só de você, é importante que você queira realmente e isso pode fazer toda a diferença na sua vida. Exercitar essa disciplina e manter uma rotina de treinos não é fácil, principalmente quando precisamos conciliar com outras atividades da vida. Adotar um novo hábito bom e saudável nos força a eliminar tudo o que há de ruim e isso, pode ser desde alguns quilos que não estejam lhe fazendo bem até outros comportamentos que não lhe fazem bem na vida. Um desafio como esse vale toda a dedicação para o bem físico, mental e espiritual'', concluiu.

mockup