Gripe A paralisa campeonatos de futsal
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 03 de agosto de 2009
Renato Oliveira<br> Reportagem Local 
A Federação Paranaense de Futebol de Salão anunciou ontem a paralisação de todas as competições oficiais do Estado. A medida é preventiva, em virtude do aumento de casos da gripe A (H1N1), e a suspensão dos jogos ainda não tem prazo definido, pois depende da evolução do quadro e das determinações da Secretaria Estadual de Saúde.
De acordo com Dias Lopes, presidente da Federação, o momento é de apreensão e todas as medidas possíveis devem ser tomadas. O que está em jogo é a saúde de todos os esportistas e também da população em geral, comentou.
Na opinião de Humberto Maccagnan Júnior, técnico da equipe do Colégio Londrinense, a medida pode ser considerada tardia e ridícula. Eles deveriam cancelar desde a rodada anterior seguindo a determinação desde o começo (quando a Secretaria de Saúde paralisou as aulas da rede pública de ensino), reclamou.
Ele argumenta que dois jogos da última rodada foram disputados em regiões de risco (Foz do Iguaçu e Guarapuava) e por isto, acredita que faltou profissionalismo e bom-senso. A rodada de risco já passou. Se o governador decretou a paralisação na semana passada, não adianta cancelar agora. No nosso jogo em Guarapuava, e no do Foz contra o Maringá, a maioria dos presentes usava máscaras, exemplificou Júnior.
De acordo com Wilson Antonio de Souza, vice-presidente do Foz Futsal, a determinação da Federação veio de encontro com a vontade da delegação, fato que considera sensato e responsável, no sentido de preservar a saúde dos atletas e público do futsal. Como reflexo, Souza elenca a queda no público. Cerca de 800 pessoas usavam máscaras no duelo com Maringá.
A paralisação das competições atingirá a Série Ouro do Campeonato Paranaense. A primeira partida cancelada envolve Umuarama e Maringá, que se enfrentariam hoje em Umuarama.


