Porto Alegre - Os torcedores mais tradicionais reclamam da falta de uma final na fórmula de pontos corridos do atual sistema do Campeonato Brasileiro. Só que esta rodada promete a vibração de uma decisão com o confronto entre os dois melhores da classificação, Grêmio e São Paulo, hoje, às 16 horas, no estádio Olímpico.
A vantagem está toda do lado do time paulista, que acumula oito pontos de sobra na ponta. Portanto, um empate no Sul não será descartado. Já uma vitória deixa o São Paulo com uma superioridade praticamente definitiva em busca de seu quarto título nacional. Ao Grêmio basta apenas a vitória para trazer graça às rodadas finais do Brasileirão.
A expectativa é que a torcida do Grêmio exerça grande pressão sobre o São Paulo com a habitual avalanche nas arquibancadas. Mas Muricy Ramalho, que começou a semana como personagem de um bate-boca com dirigentes gremistas em relação a possíveis problemas na capital gaúcha, acredita na experiência de seu elenco vai fazer a diferença em campo.
Independente da vantagem na classificação, o São Paulo descarta a possibilidade de jogar recuado no Olímpico. Uma vitória traz a chance de praticamente eliminar o rival da disputa do título.
Em relação à goleada diante do Juventude, o São Paulo tem um desfalque e um reforço. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Ilsinho será substituído pelo zagueiro André Dias, que atua improvisado na lateral direita. Em compensação, o experiente Fabão é a novidade na defesa. Assim, o jovem Alex Silva, que até marcou um gol contra o Juventude, retorna ao banco de reservas.
Para derrotar o São Paulo, o principal trunfo do Grêmio é a sua torcida. Os tricolores gaúchos, que em 24 horas esgotaram os ingressos para a partida, prometem criar um clima de decisão no confronto.
Mano Menezes fechou os portões do Olímpico durante a semana. Apesar de estar com o time praticamente definido, ele realizou treinos secretos na tentativa de surpreender o São Paulo. Pretende parar as bola aéreas e paradas do adversário, consideradas de altíssimo risco pelos jogadores do Grêmio, e também armar sua equipe para contra-atacar em seguida. O Tricolor gaúcho quer aproveitar as subidas do goleiro Rogério Ceni ao ataque.
O São Paulo tem o ataque mais positivo do Nacional, com 53 gols. Por isso, o zagueiro Evaldo, que, ao lado de Maidana, terá a responsabilidade de parar as investidas do Tricolor, prega atenção com toda equipe de Muricy Ramalho. O restante da equipe do Grêmio está definido com Sandro no lugar de Jeovânio e Ramon ao invés de Léo Lima no meio-campo, que contará ainda com o reforço de Hugo, suspenso na rodada passada. Alessandro substitui Patrício na lateral-direita.


EM PORTO ALEGRE

Grêmio

Galatto; Alessandro, Maidana, Evaldo e Wellington; Sandro, Lucas, Tcheco, Ramon e Hugo; Rômulo. Técnico: Mano Menezes

São Paulo

Rogério Ceni; André Dias, Fabão, Miranda e Júnior; Josué, Mineiro, Souza e Danilo; Leandro e Aloísio. Técnico: Muricy Ramalho

Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Estádio: Olímpico
Horário: 16 horas

mockup