PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) - O Grêmio tem um desfalque de última hora para encarar o Guarani, pela terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira (20), o clube gaúcho anunciou que Ferreira foi vetado pelos médicos por conta de dores musculares na coxa direita. A baixa gera ainda mais dor de cabeça em setor que vem com desempenho ruim. Até aqui, o time gaúcho não fez gols na segunda divisão.

Grêmio e Guarani se enfrentam nesta quinta-feira (21), na Arena do Grêmio, às 16h30 (horário de Brasília).

De acordo com o Grêmio, Ferreira relatou dores no músculo adutor da coxa direita, foi sacado do treinamento desta quarta-feira pela manhã e realizou exames médicos. Os testes não confirmaram lesão, mas o desconforto gerou o veto.

Sem Ferreira, Gabriel Teixeira e Elias Manoel disputam a vaga. O camisa 17, contratado por empréstimo ao Fluminense, agrega velocidade e drible. O camisa 18, que foi centroavante contra Ponte Preta e Chapecoense, é elogiado pela força física e explosão.

RETORNOS

O desfalque de Ferreira se contrapõe aos retornos de Nicolas e Diego Souza. O lateral esquerdo e o centroavante foram liberados pelos médicos após superarem problemas físicos. Além da dupla, Edilson deve iniciar a partida contra o Guarani como titular.

Nicolas não atua em campo desde o segundo Gre-Nal válido pela semifinal do Campeonato Gaúcho. Com lesão na panturrilha, o jogador ficou fora das finais do estadual e das duas rodadas iniciais da Série B. O consenso é que o atleta emprestado pelo Athletico-PR auxilia mais o time defensivamente e, assim, retoma a condição de titular naturalmente. Com a saída de Diogo Barbosa, herdeiro da vaga no time.

No ataque, Diego Souza volta após edema muscular na coxa. O centroavante chegou a ser tratado como possibilidade para o jogo com a Chapecoense, mas acabou vetado para preparar retorno pleno ao time.

De volta à defesa, Edilson tem grande chance de iniciar o jogo como titular. O lateral direito foi o primeiro a ser lançado durante a partida com a Chapecoense, na sexta-feira passada (15) e apresenta evolução física. Assim, Rodrigues deverá deixar a formação após ser improvisado na reta final do Campeonato Gaúcho e dar bom retorno.

O treinamento desta segunda-feira (18), além de ter retorno completo de Nicolas e Diego Souza às atividades, ainda apresentou Elkeson em nova etapa dos trabalhos físicos. O centroavante participou de atividade tática em campo reduzido, com os demais jogadores. A estreia do camisa 9, no entanto, é prevista para o jogo com o CRB, pela quinta rodada.

Para a partida desta quinta-feira, a provável escalação do Grêmio é: Brenno; Edilson, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Silva, Bitello, Campaz e Gabriel Teixeira (Elias Manoel); Diego Souza.

O Guarani, por sua vez, chega à partida em situação parecida com a do Grêmio: sem gols na Série B, o time de Campinas tem uma derrota e um empate, e busca sua primeira vitória na competição.

O técnico Daniel Paulista deve ter como desfalques para o jogo desta quarta-feira o lateral-direito Mateus Ludke, ainda fora da Série B após diagnóstico de dengue, e os zagueiro Ronaldo Alves e Leandro Castan, afastados após sentirem desconfortos musculares. Uma provável escalação do Guarani tem: Maurício Kozlinski; Diogo Mateus, João Victor, Derlan e Matheus Pereira; Leandro Vilela, Rodrigo Andrade e Giovanni Augusto; Júlio César, Bruno José e Nicolas Careca (Lucão do Break).

Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Horário: Às 16h30 (de Brasília) desta quinta-feira (21)

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)

VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)

Transmissão: SporTV e Premiere