|
  • Bitcoin 104.165
  • Dólar 5,3317
  • Euro 5,5605
Londrina

Esporte

m de leitura Atualizado em 16/06/2022, 14:39

Grêmio tem 14 jogadores em reta final de contrato

PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 16 de junho de 2022

JEREMIAS WERNEK
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) - O Grêmio procura contratações para o restante da Série B do Brasileiro, mas também começa a analisar o futuro de jogadores que estão no elenco atual. Quatorze atletas do grupo principal possuem contrato até dezembro. A relação inclui os ídolos Geromel e Kannemann, a maioria dos reforços já contratados em 2022 e também Diego Souza e Elkeson.

A diretoria tem evitado falar sobre os contratos por conta das eleições presidenciais no Grêmio, além da própria disputa da Série B. Mas a reportagem mostra o panorama atual da reta final de cada contrato.

Martín Benítez

Meia argentino está emprestado ao Grêmio pelo Independiente, da Argentina. O clube gaúcho pagou cerca de US$ 200 mil pelo negócio e tem opção de compra dos direitos, mas não deve exercer. A recente lesão no joelho interrompeu o início de nova chance ao camisa 8. Internamente, Benítez é visto como técnico. Mas sem condições de se encaixar no time. Sem atuar, os argumentos para eventual permanência ficam mais distante.

Janderson

Emprestado pelo Corinthians, o meia-atacante chegou como aposta para dar velocidade ao ataque e decepcionou na largada. Recentemente, ganhou espaço sob o comando de Roger Machado. No momento, a tendência é que ele não permaneça para 2023.

Gabriel Teixeira

Indicado por Roger, o meia-atacante revelado pelo Fluminense também está cedido por empréstimo. Depois de um bom início, começou a oscilar de rendimento. Capaz de fazer mais de uma função, com preço considerado acessível e potencial de revenda, desde já tem chance de permanecer para o próximo ano.

Nicolas

Lateral esquerdo está emprestado pelo Athletico-PR e teve bom início, mas caiu de rendimento nas últimas semanas. Tem chance de ficar para 2023, mas depende do restante do ano.

Rodrigo Ferreira

Lateral direito contratado por empréstimo em negócio com o Mirassol. Até aqui, a avaliação é de que não se adaptou, mas é elogiado pelo cruzamento e força física.

Phelipe Megiolaro

Goleiro formado na base do Grêmio e que voltou do empréstimo ao Dallas, da MLS (Major League Soccer). Aos 23 anos, atualmente treina no chamado time de transição, uma espécie de elenco B, e não terá contrato renovado.

Léo Gomes

Lateral direito contratado do Boa Esporte, em 2017, não atua desde 2019 após duas lesões no joelho e recentes problemas físicos. Tendência é deixar o clube ao final do contrato.

Edilson

Contratado para agregar experiência ao atual elenco, o lateral direito convive com dores musculares e já contraiu uma segunda lesão. A permanência deverá ser assunto interno, mas divide opiniões desde já.

Geromel

Ídolo da torcida, um dos símbolos da mais recente era vencedora e líder do vestiário. Possui um dos maiores salários do plantel, mas tem cláusula de prorrogação automática. Ideia da diretoria é ampliar o vínculo e o plano do camisa 3 é se aposentar em Porto Alegre. Mas as conversas não foram iniciadas.

Kannemann

Argentino divide com Geromel o papel de líder do elenco, baluarte da era ganhadora e idolatria da torcida. Também tem salário elevado. Renovação depende de acerto, mas conversas não começaram ainda para permanência dele.

Victor Bobsin

Volante com passagem pelas seleções de base, chegou a ser observado por clubes da Espanha e Alemanha, mas não conseguiu se afirmar no elenco principal. Será liberado.

Michel

Campeão da Libertadores de 2017, voltou ao Grêmio depois de lesão no joelho. Não deve ter contrato renovado e saída na próxima janela pode ser facilitada.

Matheus Frizzo

Campeão da Série B de 2021 com o Botafogo, volante oriundo da base gremista voltou e não conseguiu se afirmar no elenco principal. Esteve acertado com o Mirassol, mas preferiu ficar. Será liberado ao final do vínculo.

Diego Souza

Artilheiro gremista em 2020, 2021 e também na atual temporada. Permaneceu em Porto Alegre depois de reviravolta na própria carreira. O plano original era se aposentar. Agora, o fim da carreira volta a ser tendência. Mas de maneira definitiva.

Elkeson

Atacante chinês tem o plano de atuar na Copa da Ásia de 2023, mas possui opção de prorrogação do vínculo. Até agora, foram nove partidas pelo Grêmio e um gol. Permanência não é unanimidade.