SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Grêmio enfrenta o Caxias neste domingo (30), às 16h, na Arena, pela segunda partida da final do Campeonato Gaúcho. O time tricolor pode até perder por um gol de diferença para conquistar o tricampeonato.

Na partida de ida, quarta-feira passada (26), no estádio Centenário, o Grêmio venceu por 2 a 0. Por isso, conquistou uma grande vantagem para o jogo final que pode lhe dar o título estadual pela 39ª vez na história. O Inter é o líder entre os campeões, com 45 troféus.

Para a partida, o Grêmio deve ter seu ataque principal. Pepê não teve diagnosticada nenhuma lesão muscular, mesmo que tenha sentido dores na perna e substituído no início do segundo tempo do primeiro jogo contra o Caxias.

Já Diego Souza está fora de ação desde o dia 19, mas se concentrou junto com seus companheiros e tem chance de atuar. Se não jogar, Isaque será o substituto.

À parte do time que entra em campo, o Grêmio pode comemorar a evolução do time após a venda de Everton Cebolinha para o Benfica. Uma das mudanças está no posicionamento do meio-campista Jean Pyerre.

Diante do Caxias, Jean Pyerre pôde ser flagrado em uma faixa diferente do gramado. O meia-atacante, em várias oportunidades, foi até a defesa buscar a bola a partir de passe curto e armou o jogo alguns metros atrás do setor ocupado habitualmente. Maicon, em contrapartida, se posicionou mais à frente. Na intermediária ofensiva.

"O que facilita para a gente é os jogadores não aceitarem a marcação. O Maicon adianta, o Jean adianta e essa troca confunde a marcação do adversário. É um dos nossos segredos, até pela qualidade dos nossos jogadores", disse Renato Gaúcho.

Coincidentemente, Jean Pyerre fez uma partida mais regular — na comparação com o próprio desempenho individual. E assistiu de perto o ataque fazer algo parecido. Isaque deixou a área várias vezes e abriu espaço para infiltração de Pepê e Alisson.

"Essa troca do Pepê e do Isaque é o que eu mais peço. Isso confunde muito o adversário e foi assim que o Pepê fez o gol lá contra o Flamengo. Essa troca aí é fundamental. Quando não troca de posição, aceita a marcação e aí dificulta para você e para o companheiro que está com a bola. Quando se mexe, abre espaço e confunde a marcação", afirmou Portaluppi.

O Grêmio vai a campo com a seguinte escalação: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann, Bruno Cortez; Maicon, Lucas Silva, Jean Pyerre, Alisson, Pepê (Everton); Isaque (Diego Souza).

Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Horário: 16h deste domingo

Juiz: Anderson Daronco