A falta de patrocínio e a não renovação do convênio entre o Grêmio Literário e Recreativo Londrinense e Autarquia Municipal de Esportes e Turismo de Londrina (Ametur), poderão deixar o time londrinense fora da Campeonato Brasileiro do Liga A do ano que vem, que começa no dia 3 de janeiro. O presidente do Grêmio, Jorge Scaff esteve ontem na redação da Folha, acompanhado do diretor de Esportes do clube, Ederson Camata, e alertou as autoridades sobre o problema, afirmando que ‘‘ se em 48 horas não for resolvida a questão do convênio entre o Grêmio e a Ametur, vamos comunicar a Confederação Brasileira de Basquete que não iremos disputar o campeonato’’.
Scaff esclareceu que o convênio está vencido desde o dia 31 de outubro e a Ametur propôs a renovação até maio de 97. No entanto, a diretoria do Grêmio quer renovar apenas até 31 de dezembro por causa da falta de patrocínio.‘‘Como a Grande Londrina retirou o patrocínio, o município é que deverá fazer o repasse dos recursos para a manutenção do time. Mas o Grêmio não quer assumir compromisso para o ano que vem porque haverá mudança de prefeito. Com o contrato até 31 de dezembro a atual administração se responsabilizaria pelo repasse’’, afirmou o presidente, confirmando que o repasse referente a novembro ainda não foi feito. Dessa forma, os atletas ainda não receberam os salários.
Preocupação O presidente do Grêmio frisou ainda que está preocupado com a situação porque durante este ano a parceria deu resultado e o time de basquete praticamente só obteve sucesso. ‘‘Foi a melhor parceria que tivemos, o time conquistou a vaga da Liga A na quadra, a cidade aprovou e tivemos a presença de grandes públicos no Moringão. Estamos preocupados porque é um esporte que divulga o nome da cidade. No entanto não tenho conseguido manter contato com o diretor da Ametur, Carlos Martins, para tratar da renovação do convênio. E caso não tenhamos uma solução em 48 horas, só nos resta desistir de participar do campeonato’’, reiterou. Isto acontecendo, a Confederação Brasileira de Basquete precisará mexer na tabela da primeira fase da competição. Durante este ano de existência, o Grande Londrina tirou a hegemonia de Ponta Grossa, na modalidade.
Com a decisão da direção do Grêmio, os londrinenses poderão ficar sem o basquete no ano que vem. Além do convênio entre o Grêmio Londrinense e a Ametur que está vencido desde o dia 31 de outubro, no dia 9 deste mês o empresário Manoel Lopes oficializou a retirada do patrocínio ao time. A única fórmula para salvar o basquete londrinense seria a futura admnistração municipal assumir o repasse dos recursos, que somam aproximadamente R$ 80 mil por mês. A reportagem da Folha procurou o diretor da Ametur, Carlos Martins, mas ele não foi localizado e não retornou as ligações telefônicas até o final da tarde.