Num jogo decidido na prorrogação, o Grêmio Londrina/Aguativa foi derrotado pelo Franca/Marathon por 76 a 74, ontem à noite, no ginásio de esportes Pedrocão, em Franca-SP. O tempo normal terminou empatado em 68 pontos. No primeiro tempo, a vantagem foi londrinense por 29 a 28. Foi a segunda derrota londrinense na prorrogação. A anterior foi em Campinas, para o líder Mackenzie. A partida foi válida pela primeira rodada do segundo turno do Campeonato Nacional de Basquete Masculino. Com o resultado, o Grêmio continua em sexto lugar com 21 pontos, ao lado do Bauru. O time londrinense volta a jogar amanhã, em Santo André, a partir das 18 horas, contra o time local.
O jogo desde o início foi marcado pelo equilíbrio. O time londrinense sempre esteve à frente no marcador e fechou o primeiro tempo em 29 a 28. O time do Grêmio começou com Di, Leandro, Rodrigo, Aylton e Luís Fernando. Ainda nos primeiros 10 minutos, o técnico Enio Vecchi escalou Ivan Bonomi no lugar de Luís Fernando. O reforço mineiro Alírio, pivô contratado ao Minas Tênis, há duas semanas, fez a sua estréia. O time da casa começou com Chuí, Helinho, Valtinho, Sandro Varejão e Mike Higgins.
No primeiro tempo, o técnico do Grêmio reclamou de um velho problema que atinge o time londrinense: a precipitação para a conclusão de jogadas. No segundo tempo, apesar de ter perdido Luís Fernando, Ivan Bonomi e Rodrigo, pela quinta falta, a equipe, que chegou a ficar atrás do placar em vários momentos, chegou a igualdade no segundo tempo em 68 pontos. Na prorrogação, o jogo continuou equilibrado e foi decidido nos últimos segundos. Com três pontos à frente, e o Grêmio no ataque, Franca fez falta sobre Aylton. Nos dois lances, ele converteu o primeiro e errou o segundo para tentar o rebote. Aylton, apesar de ter atingido o objetivo, arremessou e a bola bateu no aro. Ele reclamou de falta.
No primeiro jogo da noite, num clássico entre cariocas e paulistas, prevaleceu o time de Oscar. O Mackenzie, de Barueri, que foi o campeão do turno, começou bem o returno vencendo o Flamengo, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio, por 89 a 87. Com o resultado, o Mackenzie manteve-se na liderança isolada com 27 pontos. Os outros resultados: Santo André 87 x Vasco 95, Mogi 101 x Ulbra 87, Uberlândia 118 x Pinheiros 91. Ribeirão x Corinthians, às 22h30, estava na segunda prorrogação. Na abertura da primeira rodada do returno, quinta-feira, no Rio de Janeiro, o Botafogo foi derrotado pelo Bauru por 83 a 77.

mockup