Jairo Gomes
De Londrina
O Grêmio/Sercomtel/Londrina venceu o Barueri/Vasco, ontem à noite, no ginásio de esportes do Moringão, em Londrina, por 84 a 82 (42 a 37), em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Nacional de Basquete Masculino. A equipe treina hoje, pois amanhã volta a jogar pela competição, a partir das 11 horas, no mesmo local, contra o Ipiranga/Romeu Georg, de Blumenau. O time catarinense vem de derrota no jogo de ontem para o Flamengo/Petrobras, no Rio, por 120 a 108.
Foi uma partida que mexeu com os nervos da torcida e decidido nos últimos segundos. Uma cesta de dois pontos do pivô Ivan Bonomi faltando três segundos para o término, quando o jogo estava empatado em 82 pontos, definiu a segunda vitória londrinense na competição, aproveitando uma assistência de Telminho. Os dois norte-americanos Patrick Savoy e Lamont Ford tiveram também uma boa estréia em Londrina, o mesmo acontecendo com o armador paulista Luís Felipe. Com duas enterradas seguidas no fim do primeiro tempo, Savoy levantou a torcida que compareceu ao Moringão, ele que foi novamente o cestinha da equipe com 25 pontos.
Os outros times que jogaram em casa também venceram. Em Mogi das Cruzes, o Mogi/Valtra ganhou do Corinthians/RMB por 81 a 74; em Franca, o Franca/Marathon passou pelo Bauru/Tilibra por 75 a 72; em Ribeirão Preto, o COC/Ribeirão Preto bateu o Uberlândia/Unit por 99 a 88; e em Casa Branca, Casa Branca 80 x Vasco da Gama 74.
Na abertura da rodada, quinta-feira, o Botafogo derrotou a Hebraica por 83 a 73. A partida reuniu as duas equipes que ainda não tinham vencido na competição. O técnico da Hebraica, Eduardo Zanolli, admite que sua equipe jogou mal em uma partida-chave para melhorar a posição do time na tabela de classificação.
A competição prossegue amanhã. Além de Grêmio e Ipiranga, em Londrina, os jogos programados são os seguintes: no Rio, Flamengo/Petrobras (RJ) x Corinthians/RBM (RS); em São Paulo, Hebraica (SP) x Vasco da Gama (RJ); em Franca, Franca/Marathon (SP) x Ribeirão Preto/COC (SP); em Bauru, Bauru/Tilibra/Copimax (SP) x Casa Branca/AGF; em Mogi das Cruzes, Mogi/Valtra (SP) x Uberlândia/Unit; e no Rio, Botafogo (RJ) x Barueri/Vasco (SP).