Grêmio joga sua história em 90 minutos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 19 de junho de 2007
Das agências 
Porto Alegre - A velha rivalidade entre Brasil e Argentina será colocada à prova mais uma vez hoje à noite, em Porto Alegre, no confronto que decidirá o campeão da Copa Libertadores da América. O Boca Juniors possui uma grande vantagem após vencer o jogo de ida, na última quarta-feira, por 3 a 0, em Buenos Aires. Ao Grêmio resta usar do mesmo veneno que o adversário lhe impôs na La Bombonera: sufocar o tempo todo, contando com o apoio de sua fanática torcida, que acredita na imortalidade do clube.
Ao contrário das fases anteriores, o gol marcado no campo do adversário não tem peso maior. Com isso, o Tricolor gaúcho precisa de uma vitória por três gols de diferença - independente do placar - para levar a decisão aos pênaltis. Vitória por mais de três gols garante o tricampeonato da Libertadores ao Grêmio. O Boca Juniors pode perder até por dois gols de diferença, que, mesmo assim, conquistará seu sexto título da competição.
No que depender da confiança de seus torcedores, o Grêmio pode ficar tranquilo. Mais de 45 mil pessoas estarão no Olímpico empurrando o Tricolor. Outros 2,5 mil argentinos também estarão no estádio gaúcho.
Mesmo com todas dificuldades, os gremistas acreditam que podem reverter o resultado obtido pelo Boca Juniors no jogo de ida. ''Temos que nos impor e ir para cima deles'', disse o atacante Carlos Eduardo, que após a partida decisiva se apresentará em Teresópolis, no Rio de Janeiro, para servir a seleção brasileira Sub-20. ''Quando a chance aparecer, temos que chutar a gol, procurando a máxima eficiência, pois não é jogo para cometer erros se quisermos reverter a situação'', declarou o meia Diego Souza.
Mas a tarefa não será fácil. O Grêmio não venceu nenhum jogo na atual edição da Libertadores por três gols de diferença. Por outro lado, o time gaúcho ainda sofreu gols atuando no Olímpico.
O técnico Mano Menezes deve promover duas alterações em relação ao time que esteve em campo na Argentina. O volante Sandro Goiano, expulso, será substituído por Lucas, que fará seu último jogo com a camisa do Grêmio. Após o confronto, Lucas também se apresentará à seleção Sub-20. Ao término do Mundial da categoria, o volante irá para o Liverpool, seu novo clube.
A outra mudança preparada pelo técnico deixará o Grêmio mais ofensivo. O atacante Amoroso entrará na vaga do lateral-direito Patrício, muito criticado por sua atuação em La Bombonera. Com isso, o paraguaio Gavilán será deslocado para a lateral-direita e o meio-campo será formado por Lucas, Tcheco e Diego Souza. ''Já atuei nessa posição e não teria problemas. É preciso ter tranquilidade, não adianta pressa. Podemos vencer por três ou quatro gols, no futebol tudo é possível'', declarou o paraguaio.
EM PORTO ALEGRE
Grêmio
Saja; Gavilán, Willian, Teco e Lúcio; Lucas, Diego Souza e Tcheco; Amoroso (Patrício), Tuta e Carlos Eduardo. Técnico: Mano Menezes
Boca Juniors
Caranta; Ibarra, Díaz, Morel Rodríguez e Clemente Rodríguez; Ledesma, Banega, Cardozo e Riquelme; Palacio e Palermo. Técnico: Miguel Russo
Árbitro: Óscar Ruiz (COL)
Estádio: Olímpico
Horário: 21h45


