|
  • Bitcoin 144.334
  • Dólar 4,8290
  • Euro 5,1543
Londrina

Esporte

m de leitura Atualizado em 26/04/2022, 16:05

Grêmio indica titulares e tem volta de volante que não joga há nove meses

PUBLICAÇÃO
terça-feira, 26 de abril de 2022

MARINHO SALDANHA E JEREMIAS WERNEK
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) - O trabalho do Grêmio deste domingo (24) indicou o time que enfrentará o Operário-PR, fora de casa, na quarta-feira (27), pela quarta rodada da Série B. Com apenas uma alteração, a base que venceu o Guarani será mantida. Outra atração da atividade no CT Presidente Luiz Carvalho foi a volta do volante Michel, que não atua há nove meses.

A última partida que o jogador de 32 anos disputou foi em julho de 2021, pelo Vasco contra o Confiança. O marcador conviveu com lesões e dores no joelho esquerdo desde então, fez uma artroscopia em dezembro, e aguarda a chance de voltar a jogar.

Na atividade desta manhã, ele foi integrado ao grupo e trabalhou sem limitações pela primeira vez.

Em campo, Roger Machado contou com três retornos. Geromel, Nicolas e Campaz, que tinham perdido atividades recentemente, trabalharam com os demais jogadores do elenco tricolor.

Com isso, a única alteração prevista em relação ao time que começou o último jogo está na lateral direita. Edilson tem uma lesão muscular na coxa direita e dá lugar a Rodrigo Ferreira.

FERREIRA DESFALCA NOVAMENTE

Ferreira está fora do jogo do Grêmio contra o Operário, e repete um roteiro que virou comum em 2022. O meia-atacante foi desfalque em mais da metade das partidas do time gaúcho na atual temporada, em decorrência de lesão crônica. Um problema dentro dos planos do clube.

Aos 24 anos, Ferreira renovou contrato em janeiro —novo vínculo vai até o fim de 2024— e foi alçado ao status de um dos principais nomes do elenco. Com direito a uso da camisa 10.

Até aqui, o meia-atacante participou de oito das 19 partidas do Grêmio na temporada. O equivalente a pouco mais de 42%. Ferreira, vice-artilheiro do time gaúcho no ano passado, ainda não fez gol em 2022. E nem deu assistência. Em minutos, ele tem o equivalente a seis jogos na atual temporada.

De acordo com o Grêmio, Ferreira não tem lesão muscular. O estafe do jogador, contudo, aponta para dores crônicas. O retorno do camisa 10 ocorreu após idas e vindas no dia a dia, com relato de desconforto em alguns movimentos.

A sequência de problemas começou em fevereiro, no último jogo do Grêmio sob comando de Vagner Mancini. Ferreira sentiu lesão no decorrer da partida contra o Juventude e foi sacado. Na saída, chegou a sinalizar para a torcida a coxa em forma de explicação para a alteração. O retorno do camisa 10 ocorreu 40 dias depois, no segundo Gre-Nal da semifinal do Campeonato Gaúcho.

Titular na final do Campeonato Gaúcho contra o Ypiranga-RS, Ferreira emendou os jogos contra Ponte Preta e Chapecoense no time titular. Mas já ficou fora do duelo com o Guarani, na semana passada, em decorrência das dores musculares.

A comissão técnica e diretoria enxergam o meia-atacante como diferencial no time. Ainda que tenha ficado de fora da terceira rodada da Série B, o meia-atacante do Grêmio é líder na lista de jogadores com mais dribles do campeonato, segundo o SofaScore, site especializado em estatísticas. E o fundamento é uma das grandes esperanças do time gaúcho em 2022.

Sem Ferreira, a briga pela titularidade fica entre Gabriel Teixeira (ex-Fluminense) e Elias Manoel. A tendência é que o primeiro inicie o jogo com o Operário.

Outros desfalques confirmados no time gaúcho são o zagueiro Kanneman, em recuperação de cirurgia no quadril, o meia Jhonata Robert, em recuperação de lesão no joelho, e centroavante Elkeson, que ainda aguarda regularização para estrear. O provável Grêmio tem: Brenno; Rodrigo Ferreira, Bruno Alves, Geromel e Nicolas; Villasanti, Lucas Silva e Bitello; Campaz, Diego Souza e Gabriel Teixeira.

O Operário, por sua vez, chega a partida buscando se recuperar após a derrota contra o Náutico, no domingo. O técnico Claudinei Oliveira mencionou, em coletiva, que deve fazer alterações no meio-campo, considerando o desgaste do elenco e o perfil do adversário. Uma provável escalação do time paranaense tem: Vanderlei; Arnaldo, Thales, Reniê e Fabiano; André Lima, Fernando Neto, Tomas Bastos (Ricardinho) e Reina; Thomaz e Paulo Sérgio.

Estádio: Germano Kruger, em Ponta Grossa (PR)

Horário: Às 19h (de Brasília) desta quarta-feira (27)

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)

VAR: Vinicius Furlan (SP)

Transmissão: Premiere