Cláudio Osti
De Londrina
A Portuguesa Londrinense e Grêmio Maringá se enfrentam hoje às 10 horas no Estádio Willie Davids, em Maringá. Os dois times estão se preparando para a temporada de 2000. O Grêmio estréia dia 22 na Copa Sul-Minas, enfrentando o Coritiba, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. A Lusinha, por sua vez, treina para o Campeonato Paranaense da Série A1, que terá início em março.
Os dois clubes apresentam diversas novidades para esta temporada. A Portuguesa, através de uma parceria com o Clube de Regatas Vasco da Gama, trouxe vários jogadores da equipe carioca para reforçar o time no Paranaense. Além disso contratou o zagueiro Roberto Fonseca e o volante Zé Roberto. Ambos disputaram o campeonato Brasileiro da Série B pelo Londrina.
O Grêmio também está mudado com relação à equipe que ganhou a Copa Paraná, título que lhe garantiu participação na Copa Sul-Minas. Esta competição reúne os principais clubes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
No gol do Galo de Maringá está Renato, ex-Londrina, para o meio-campo foi contratado Joel (ex-Londrina e Foz) e na zaga a novidade é Robson (ex-Moto Clube). Nos próximos dias deve se apresentar ao clube o atacante Marcelo Araxá (ex-Londrina e União Bandeirante).
O técnico da Portuguesa, Livio Vieira, afirma que não está preocupado com o placar do jogo. Segundo ele esses amistosos vão servir para que os jogadores possam ‘‘mostrar serviço’’. Livio, até por não conhecer direito o potencial dos jogadores recém-contratados, prentende aproveitar esses jogos para montar o ‘‘esqueleto’’ do time para esta temporada.
O diretor de futebol da Portuguesa, Amarildo Vieira, afirma que o clube quer fazer um bom campeonato e se for preciso a Lusinha contratará alguns jogadores mais tarimbados para a competição.