Grêmio é campeão invicto da Série A-1
PUBLICAÇÃO
domingo, 15 de julho de 2001
Marcos Zanatta De Maringá
O Grêmio Maringá ficou com o título do Campeonato Paranaense da Série A-1 ontem depois de vencer de virada por 2 a 1 a Portuguesa Londrinense, no Estádio Willie Davids, em Maringá. A conquista foi invicta. Em 18 partidas, foram 13 vitórias e cinco empates. O alvinegro, que mantém parceria com o Paraná Clube, marcou 38 gols e sofreu apenas 12.
Mesmo com os problemas enfrentados durante a semana, que obrigou o técnico Val de Mello a escalar quatro juniores, a Lusinha se impôs e começou dominando. O zagueiro Anderson marcou o primeiro do jogo, para a Portuguesa, aos 29 minutos do primeiro tempo. O Grêmio empatou com Brandão aos 14 minutos do segundo tempo e Índio fez o gol da vitória aos 34 minutos.
Jogando pelo empate o Galo começou a partida tentando se impor. O nervosismo impediu o desempenho do Galo no início da partida, dando chances à Lusa. A primeira ameaça de gol partiu de Biro, aos 12 minutos. Ele aproveitou falha da defesa e partiu para cima de Kiko mas não conseguiu marcar. O Grêmio só ameaçou com Joel cobrando falta aos 26 minutos.
O segundo tempo começou equilibrado, com o Grêmio melhorando a marcação e encontrando mais espaço para armar. Márcio Vieira, no entanto, impediu qualquer reação até os 14 minutos, quando Jabá desceu sozinho e passou para Dan, que cruzou para Brandão marcar o primeiro do Galo.
O técnico Val de Mello também começou alterar o meio-de-campo, colocando Cassiano na posição de Robert. Aos 26 minutos, Anderson derrubou Jabá próximo à grande área e foi expulso. Uma bola chutada para fora acertou os troféus que estavam ao lado da mesa dos auxiliares, quebrando a taça do segundo colocado. A partida teve que terminar com apenas dois minutos de acréscimos (o árbitro havia decidido por quatro minutos) depois que a torcida começou a invadir as laterais do campo.
Segundo avaliação da diretoria do Galo, mais de 20 mil torcedores compareceram ao estádio. A polícia deteve dois cambistas que vendiam ingressos falsificados. Segundo o presidente do Grêmio, Aristides Mossambani, pelo menos 30 espectadores portavam ingressos falsos. A polícia não quis informar o nome dos dois detidos.
A festa da torcida foi do estádio para as avenidas centrais de Maringá. Com bandeiras e faixas de campeão, que já eram vendidas por toda cidades desde sábado pela manhã, os torcedores festajaram o título e a volta do Grêmio à primeira divisão do futebol estadual. A festa durou cerca de duas horas, até o início do jogo da Seleção Brasileira.