Grêmio atropela o Inter no Beira-Rio e encaminha vaga na final do Campeonato Gaúcho
PUBLICAÇÃO
sábado, 19 de março de 2022
JEREMIAS WERNEK E MARINHO SALDANHA
PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) - O Grêmio foi avassalador. Neste sábado (19), fez 3 a 0 no Inter em jogo de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho, no Beira-Rio. Com gols de Diego Souza, Elias e Bitello, o clube tricolor encaminhou vaga na decisão.
Não há saldo qualificado no regulamento. Para ter a chance de ser pentacampeão, o Grêmio pode até perder o duelo de volta por dois de diferença. Caso o Inter vença por margem de três, a decisão vai para os pênaltis. O elenco colorado só avança se fizer quatro ou mais de vantagem.
O jogo de volta da semifinal do está marcado para a próxima quarta-feira (23), às 22h15 (de Brasília). Quem avançar enfrentará o vencedor do duelo entre Ypiranga e Brasil de Pelotas, que começam a decidir a outra vaga neste domingo(20).
O Inter buscava o ataque e tratava de pressionar. Começou o jogo buscando repetir a atuação do último Gre-Nal, quando venceu por 1 a 0. E viu o gol rival acontecer exatamente quando criava uma chance. Uma troca de passes acabou em tentativa de conclusão, que bateu na zaga gremista. O contra-ataque acabou em lançamento de Nicolas para Elias, que colocou na rede.
Ao fim do primeiro tempo, Taison estava na bronca. A entrevista do atacante foi forte e cobrou do time. "Foi um primeiro tempo desastroso. Entramos mal, tomamos dois gols, temos posse de bola e não conseguimos concluir. Temos que melhor, que ganhar o jogo, isso é um clássico e não está acontecendo", disse.
No segundo tempo, o Inter buscava igualar forças, mas foi atrapalhado pela expulsão de Paulo Victor, após dividida com Elias. O lateral atuou em razão da lesão de Moisés, está suspenso e também é problema para a partida de volta.
Na comemoração do terceiro gol do Grêmio, Lucas Silva foi atingido por um objeto arremessado da torcida do Inter. Sangrando, precisou deixar o jogo após atendimento médico. O objeto foi recolhido pela arbitragem e o Inter deve ser denunciado.
O Inter até começou bem, mas falhou. Ao atacar, deu espaço para o contra-ataque gremista e assim levou o primeiro gol. Ainda que tenha sentido um pouco, seguiu tentando se encontrar no jogo, só que não conseguiu criar. Mesmo que tivesse mais posse de bola, não encontrou os espaços para penetrar na defesa gremista e pouco concluiu. Acabou levando o segundo e a cada minuto que passou ficou mais ansioso, errou mais e acabou distante da vitória.
O Grêmio foi firme. Quando o Inter tentou atacar, fechou-se com atitudes positivas de Roger Machado. O técnico controlou os espaços utilizando a formação 4-1-4-1 e bloqueou os lados do campo com Elias acompanhando Bustos e Rodrigues contendo Taison. Além disso, povoou o centro com Lucas Silva, Villasanti e Bitello e apostou em Diego Souza para empurrar a defesa do Inter para trás. Praticamente tudo deu certo, e o time azul, branco e preto foi superior em campo, ainda que tenha ficado menos tempo com a bola.
O Grêmio e a torcida organizada Geral se uniram em campanha antirracista. Na torcida, neste sábado, uma faixa trazia a frase "Antirracista". Os aficionados mudaram letras de músicas que traziam o termo "macaco" para se referir aos colorados e o clube espalhou panfletos de orientação aos torcedores. As atitudes sucedem duas denúncias ao clube no TJD-RS em razão de atos de torcedores em clássicos.
INTERNACIONAL
Daniel; Bustos, Kaique Rocha, Cuesta e Paulo Victor; Gabriel (Bruno Méndez), Liziero, Edenilson (Johnny), Taison (Caio Vidal), Mauricio; David. T.: Alexander Medina
GRÊMIO
Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Silva (Gabriel Silva), Bitello (Thiago Santos); Campaz (Rildo), Elias Manoel (Janderson) e Diego Souza (Churín). T.: Roger Machado
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Público: 35.753 (total)
Renda: R$ 1.365.336,00
Árbitro: Jean Pierre Lima
Auxiliares: José Eduardo Bernardi e André da Silva Bittencourt
VAR: Rodrigo Nunes de Sá
Cartões amarelos: Victor Cuesta, Taison, Johnny, Bruno Méndez (INT); Rodrigues, Lucas Silva, Diego Souza, Bruno Alves (GRE)
Cartão vermelho: Paulo Victor (INT)
Gols: Elias Manoel (GRE), aos 10', Bitello (GRE), aos 23'/1ºT; Diego Souza (GRE), aos 26'/2ºT