PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) - Uma eventual recuperação do Grêmio no Campeonato Brasileiro precisará passar por algo a ser feito dentro e fora de campo. Sem nenhuma vitória após cinco partidas, o clube usa a conversa no dia a dia como estratégia para tentar diminuir o clima de tensão pela lanterna.

É também com papo que a diretoria e comissão técnica procuram blindar os jogadores, vários deles já experientes, em busca de reação. O time tricolor tenta sua primeira vitória na competição ao visitar o Juventude às 21h30 desta quarta-feira (30), no estádio Alfredo Jaconi.

Até aqui, o Grêmio teve três derrotas e dois empates —os jogos com Flamengo e Cuiabá foram adiados e ainda não têm nova data para ocorrer. Com isso, equipe tricolor amarga a lanterna do Brasileiro, com dois pontos, que é a distância para o Cuiabá, primeiro time fora do Z-4, e a 15 do Red Bull Bragantino, líder isolado.

"A gente tem apresentado os fatores positivos que temos em campo. Temos um grupo, na grande maioria, maduro. O momento é de blindar. Os atletas estão blindados", disse Tiago Nunes, treinador do Grêmio, depois do empate sem gols com o Fortaleza no último domingo (27).

Na ocasião, após o jogo, o clima no vestiário era de enorme frustração com o placar. O Grêmio viu Chapecó defender um pênalti de Yago Pikachu, mas também desperdiçou uma penalidade, com Diego Souza. A dor de cabeça também é enorme pelo acúmulo de resultados ruins.

"Com certeza é uma posição incômoda e vamos trabalhar para sair dessa situação o quanto antes", declarou Geromel na saída de campo.

Na segunda (28), o elenco se reapresentou no CT e iniciou a preparação para o duelo com o Juventude. Tiago Nunes foi ausência, por viagem ao Paraná por motivos particulares. Em Porto Alegre, o restante da comissão técnica tratou de valorizar a evolução em recortes estatísticos nos jogos mais recentes.

Contra o Juventude, Kannemann, suspenso, e Thiago Santos, lesionado, são desfalques. Brenno, recuperado da Covid-19, pode voltar ao time.

Estádio: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)

Horário: 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (30)

Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP)

VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Transmissão: TV Globo e Premiere

mockup