Paulo WolfgangBom começoWalter Aikens sobe para converter mais que os adversários para converter dois dos 14 pontos que fezMais de três mil pessoas assistiram ontem, no Moringão, a estréia vitoriosa do Grêmio/Londrina (77 a 69), no Campeonato Nacional de Basquete Masculino. Foi uma grande vitória, porque em momento algum o Pinheiros/Blue Life deixou de tentar o triunfo, o que de certa forma valorizou, em muito, a conquista londrinense. O time paulista foi um adversário a altura dos paranaenses e o máximo que o Grêmio conseguiu abrir de vantagem foram nove pontos, mas ainda assim por poucos segundos. A média de frente que os londrinenses mantiveram foi de seis pontos e no segundo tempo chegou a estar em desvantagem. No final uma vitória suada e mais uma vez contando com decisivo apoio do torcedor, que a cada dia mostra maior interesse pelo esporte, com o time correspondendo na cancha.
Panga, Ivan, Fábio, Luciano e Leandro, pelo lado do Grêmio, e Mauro, Fábio, Robyn, Law e Edu Boi, pelo Pinheiros começaram o jogo. Com posse de bola na saída, os paulistas perderam sua posse e Fábio, do Grêmio abriu o marcador. Curiosamente, no apito final da mesa, o mesmo Fábio marcou a última cesta do jogo. Mas o começo londrinense foi bem. Só que por volta dos 10 minutos, com seis pontos de vantagem, a equipe caiu de produção, permitindo reação do Pinheiros. Faltando oito minutos para a final, a equipe voltou a subir e com isso fechou o primeiro tempo em 43 a 37.
Na fase final tudo se repetiu. Só que o Pinheiros aproveitou melhor a queda de rendimento dos londrinenses, chegou a encostar, quando faltavam 12 minutos e meio, em 50 a 51 e logo em seguida pulou na frente. Durante dois minutos a vantagem foi paulista. Mas com tranquilidade o Grêmio foi buscar a recuperação e quando restavam 10 minutos passou à frente para não deixá-la mais e terminar com a vitória de 77 a 69. Times e marcadores: Grêmio - Panga (7), Adilson, Zé Roberto, Cláudio, Saviane (5), Marco, Rodrigo (8), Ivan (19), Fábio (11), Luciano (11), Leandro (2) e Aikens (14); Mauro (14), Fábio (11), Robyn (19), Padovani, Law (16), Edu (3), Junior (4), Guilherme (2), Fão, Dudu, Breno e Felipe.
No previsto O técnico Enio Vecchi estava contente com a vitória. ‘‘Já esperava uma partida difícil. Primeiro porque o Pinheiros tem uma boa equipe e o equilíbrio vai predominar no campeonato. Mas gostei do time, porque teve tranquilidade mesmo quando estava atrás, no marcador. Isso é importante. Com a chegada amanhã (hoje) do Gerald, e mais dois ou três jogos, o time vai estar produzindo muito mais e em condições de enfrentar em igualdade de condições, todos os adversários’’, disse.

mockup