SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O técnico Gregg Popovich, de 73 anos, do San Antonio Spurs, conseguiu nesta sexta-feira (11) mais uma marca histórica para sua impressionante carreira na NBA --a principal liga de basquete dos EUA. Com a vitória do San Antonio Spurs sobre o Utah Jazz por 104 a 102, ele se tornou o treinador com mais vitórias na temporada regular da competição --1336, superando Don Nelson, antigo detentor do recorde, com 1335.

Ao fim da partida, o treinador foi muito celebrado por todo o elenco do San Antonio Spurs --e também pelos jogadores do Utah Jazz. Os festejos seguiram nos vestiários do clube, que comemorou o recorde como um título, com o tradicional banho de água e isotônico no técnico.

"Uma coisa dessas não pertence a um indivíduo. Basquete é um esporte em equipe. Você diz aos seus jogadores que eles precisam fazer isso juntos e, certamente, é esse caso na minha vida. Tive jogadores maravilhosos, técnicos, equipes com que sempre fui abençoado. Todo o apoio dessa cidade maravilhosa, dos fãs, não importando o que acontecesse. Tudo pode ser dividido neste recorde. Não é meu. É nosso aqui nessa cidade, por conta de todas essas pessoas que mencionei. Esta é a alegria. Depois disso, alguém quebrará a marca", disse Popovich após conquistar o feito.

Diferentemente de Don Nelson, que passou por clubes como Milwaukee Bucks, Golden State Warriors, New York Knicks e Dallas Mavericks entre 1976 e 2010 para atingir o antigo recorde, Popovich conseguiu todas as vitórias pela mesma equipe.

Gregg Popovich está à frente do San Antonio Spurs desde a temporada 1996 e, neste período, conquistou cinco títulos da NBA, sendo eleito o melhor treinador da liga em três oportunidades.

Na atual temporada, os Spurs não fazem boa campanha. O triunfo desta sexta foi o 26º da equipe, que já soma 41 derrotas na temporada e é a 11ª colocada na Conferência Oeste. O time busca uma vaga nos play-ins (disputa por vaga nos playoffs entre as franquias que terminam entre a sétima e a décima colocação da conferência).

Além de treinador dos Spurs, Gregg Popovich comandou a seleção norte-americana nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, conduzindo a equipe à medalha de ouro.