Se por um lado o São Caetano vem se confirmando como uma agradável surpresa do Estado, os ''grandes'' paulistas, acostumados a decisões, se tornaram meros coadjuvantes nos últimos dois anos.
A decadência de Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Lusa é comprovada em suas campanhas na Copa João Havelange, em 2000, e no Campeonato Brasileiro-2001, quando nenhum desses conseguiu chegar sequer às semifinais.
A única vez em que dois campeonatos consecutivos não contaram com um ''grande'' de São Paulo entre os quatro melhores foi em 1987 e 88. O fato chega a ser surpreendente, já que nos anos 90 seis edições foram conquistadas por eles. O time do Parque São Jorge venceu três vezes (1990, 98 e 99), o do Parque Antarctica, duas (93 e 94), e o do Morumbi, uma (91).
O clube litorâneo, apesar de não ter conseguido acabar com o jejum de títulos, foi vice-campeão, em 95, e terceiro colocado, em 98. A equipe do Canindé também ficou com um segundo lugar, em 96.
Mas o domínio parece estar chegando ao fim. Na Copa JH, Corinthians, São Paulo, Santos e Lusa tiveram desempenhos medíocres. O Palmeiras, com um time sem ''estrelas'', conseguiu chegar às quartas-de-final, mas parou no São Caetano, mesmo jogando as duas partidas em casa.

mockup