Londres - A Grã-Bretanha acabou com o sonho uruguaio de conquistar o tricampeonato olímpico no futebol. Os sul-americanos precisavam vencer os donos da casa para avançar às quartas de final dos Jogos de Londres, mas perderam por 1 a 0 o confronto direto disputado nesta quarta-feira, no estádio Millennium, em Cardiff, no País de Gales.
O resultado deixou os britânicos na liderança do Grupo A, com sete pontos, dois à frente do Senegal, que se classificou com o empate por 1 a 1 com os Emirados Árabes Unidos, também nesta quarta, em Coventry.
Na próxima fase, a Grã-Bretanha enfrentará a Coreia do Sul, sábado, às 15h30 (de Brasília), novamente em Cardiff. O vencedor desse confronto joga a semifinal contra Brasil ou Honduras. Já o Senegal encara o México, também no sábado, às 10h30 (de Brasília), em Londres, e decidirá uma vaga na decisão com o vencedor de Japão e Egito.
O gol que garantiu a classificação britânica foi marcado por Sturridge, aos 46 minutos do primeiro tempo.
A derrota desta quarta acabou com os 100% de participação dos uruguaios em olimpíadas. Eles haviam disputado o torneio de futebol dos Jogos por duas vezes e em ambas conquistaram a medalha de ouro, em 1924 e 1928.
Surpresa
Honduras será o adversário da seleção brasileira nas quartas de final da Olimpíada de Londres. A seleção da América Central empatou sem gols com o Japão ontem, em Coventry, e avançou no torneio como segundo colocada do Grupo D, com cinco pontos, um a menos que os próprios japoneses.
Os hondurenhos foram responsáveis pela maior surpresa do futebol masculino em Londres: eliminaram a badalada Espanha, com uma vitória por 1 a 0, no último domingo.
A Espanha, considerada uma das equipes favoritas à medalha de ouro em Londres, despediu-se dos Jogos sem ter marcado um único gol. O time comandado pelo técnico Luis Milla ficou no 0 a 0 com Marrocos, em Manchester, e terminou sua participação com um empate e duas derrotas.

mockup