GP promete suspense até o final
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 02 de abril de 1997
José Emílio Aguiar Agência Estado 
Arquivo FolhaEstratégiaComo o consumo de combustível poderá definir o resultado da prova, Gugelmin espera fazer duas paradasQuinze carros prontos para andar no mesmo segundo. Consumo de combustível crítico. Pista estreita, difícil de ultrapassar. Pilotos motivados para confirmar ou reverter o desempenho da prova de abertura em Miami. O roteiro está traçado e o GP da Austrália deverá ter suspense até a última volta, já que a preocupação dos pilotos na véspera dos treinos é saber quantos pit stops precisarão fazer para não ficar a pé.
A briga pela pole começará à 1h30 da madrugada de amanhã no Brasil, com o primeiro treino oficial. A definição do grid será às 23h30 de amanhã (horário brasileiro) e a corrida, à 1 hora de domingo, ao vivo pelo SBT.
O tanque de combustível dos carros da F-Indy tem este ano 18 litros a menos do que em 96. Mesmo com a redução da pressão do turbo dos motores de 45 para 40 polegadas, o consumo deverá beirar o limite na corrida. Surfers Paradise é uma pista de rua travada, com grandes acelerações e desacelerações. Aqui a gente pisa fundo na reta, freia forte na chicane, acelera, freia, acelera, freia, o tempo inteiro, explicou Christian Fittipaldi. Vai ser difícil terminar a prova só com dois pit-stops.
No ano passado, o vencedor Jimmy Vasser já teve de fazer três reabastecimentos, um acima do normal, para completar as 65 voltas. Outros pilotos, como Gil de Ferran e Raul Boesel, fizeram duas paradas e deixaram a corrida nas últimas voltas com pane seca.
A maioria das equipes fez testes para programar o computador do motor para gastar menos. Maurício Gugelmin simulou um GP em Big Springs, no Texas, com técnicos da Mercedes, mas não sabe que estratégia adotar. Vai depender do ritmo da prova e de quantas bandeiras amarelas haverá. Gugelmin aposta numa corrida acidentada, por isso confia em fazer apenas duas paradas.


