GP do Japão será nesta sexta-feira
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 09 de maio de 2000
Agência Estado De São Paulo
As equipes da Fórmula Indy começam hoje, às 22h30 (hora de Brasília), o difícil trabalho de acerto dos carros para o oval de Motegi, no Japão, com as primeiras sessões de treinos livres. O automobilismo brasileiro estará presente na prova com o número recorde de dez pilotos. A corrida, a Firestone Firehawk 500, quarta etapa do campeonato, será disputada na madrugada de sexta para sábado, à meia noite (de Brasília).
Ao contrário do circuito de Jacarepaguá, com a forma aproximada de um trapézio e quatro curvas, a pista de Motegi só possui duas retas e duas curvas de ângulos bem diferentes. A primeira é feita em sexta marcha, sem tirar o pé do acelerador; a segunda, de raio curto, obriga o piloto a duas reduções de marcha.
Com duas vitórias nas duas únicas corridas disputadas no oval de Motegi (2,492 quilômetros) em 98 e 99 e depois de vencer a Rio-200, no final de abril, o mexicano Adrian Fernandez aparece como um dos favoritos da prova, com o Reynard/Ford (equipe Patrick).
O Twin Ring Motegi é um circuito de alta velocidade. Gil de Ferran, pole do ano passado, estabeleceu a média horária de 352,3 km/h.
Como no ano passado, a corrida do Japão terá 311 milhas (500 quilômetros), com o total de 194 voltas. Com a estréia prevista de Tarso Marques, com Swift/Ford (equipe Panasonic/Dale Coyne/Swift), o contingente brasileiro da Indy chega a dez pilotos. Tarso tem contrato por dois anos e deverá, a partir de sábado, fazer todas as provas restantes da Indy, defendendo a equipe de fábrica.
Depois de três etapas, o campeonato da Indy apresenta a liderança do canadense Paul Tracy (equipe Green) com 48 pontos seguido do americano Jimmy Vasser (Chip Ganassi) com 42 e do brasileiro Roberto Moreno (Patrick), com 28.