GP do Brasil terá dois brasileiros e possível título da Mercedes
Desde 2016 o país não tinha dois pilotos no grid de largada de uma corrida de Fórmula 1
PUBLICAÇÃO
sábado, 07 de novembro de 2026
Desde 2016 o país não tinha dois pilotos no grid de largada de uma corrida de Fórmula 1

A principal atração do Grande Prêmio do Brasil de 2026 é a presença de dois pilotos brasileiros no grid da Fórmula 1. Gabriel Bortoleto e Rafael Câmara representam o país em Interlagos, em uma edição que também pode marcar a definição antecipada do Mundial de Construtores. A corrida será disputada neste domingo (8), às 14h, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
A 20ª etapa da temporada chega com o título de pilotos já definido. O italiano Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, garantiu o campeonato no GP do México, no último domingo (1º), ao terminar a prova na terceira colocação. Aos 20 anos, tornou-se o campeão mais jovem da história da categoria, superando o recorde que pertencia ao alemão Sebastian Vettel. A conquista também encerrou um jejum de 73 anos sem um italiano conquistar o título mundial.
Com a disputa individual encerrada, as atenções se voltam para o Mundial de Construtores. A Mercedes lidera com 630 pontos e pode confirmar o título em Interlagos, encerrando um período sem conquistas que começou em 2022. Para garantir matematicamente o troféu, a equipe precisa somar pelo menos três pontos a mais que a Ferrari, única concorrente que ainda pode alcançar a escuderia alemã.
A programação deste sábado (7) prevê o terceiro treino livre, às 11h30, e a sessão classificatória, às 15h. A largada do GP está marcada para domingo, às 14h.
Depois da etapa brasileira, restarão três corridas para o encerramento da temporada. A próxima será em Las Vegas, no dia 22 de novembro, seguida pelo GP do Catar, no dia 29. A última prova do ano está marcada para 6 de dezembro, em Abu Dhabi.
Brasileiros na pista
A etapa também terá um ingrediente especial para o público brasileiro. Depois de quase dez anos, o país volta a contar com dois representantes no grid de uma mesma corrida de Fórmula 1. Gabriel Bortoleto disputa sua segunda temporada na categoria pela Audi e chega a Interlagos após terminar em oitavo lugar no México, resultado que lhe rendeu quatro pontos.
Já Rafael Câmara fará sua estreia pela Haas, substituindo Esteban Ocon, afastado da equipe para o restante da temporada. Aos 21 anos, o pernambucano lidera a Fórmula 2 e já está confirmado como piloto titular da escuderia norte-americana para 2027.
A última vez que o Brasil teve dois pilotos no grid de uma mesma corrida de Fórmula 1 foi em novembro de 2016. Na ocasião, Felipe Massa, pela Williams, e Felipe Nasr, pela Sauber, disputaram o GP de Abu Dhabi.


Matheus Camargo
Jornalista


