GP do Brasil de F-1 será na primavera
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 05 de agosto de 2003
Das Agências 
São Paulo - Depois de 32 anos, a Fórmula 1 vai mudar de data no Brasil. Os promotores aguardam o calendário para 2004, mas já sabem que a corrida de Interlagos será entre o fim de setembro e outubro. Os três últimos GPs da temporada serão do Brasil, do Japão e da China, possivelmente nessa ordem.
''É o início de uma nova fase para a F-1 no Brasil. E, com 18 meses de intervalo entre a corrida deste ano e a do ano que vem, estou seguro de que faremos um GP excepcional'', disse ontem Tamas Rohonyi, da International Promotions.
O GP do Brasil começou a ser disputado oficialmente em 1973 depois da prova para a homologação do autódromo de Interlagos, no ano anterior e sempre foi entre janeiro e abril. A idéia de mudar a data saiu de uma conversa entre a prefeita Marta Suplicy e Bernie Ecclestone, o presidente da FOA (Formula One Association), na véspera da corrida deste ano. O argumento da prefeita para solicitar a mudança de data foi a necessidade de um prazo maior para a liberação das verbas necessárias para as reformas e o incômodo habitual das chuvas de verão.
Com a entrada de novos GPs em 2004 (Bahrein e China), a FOA atendeu ao pedido. O número de provas do calendário de 2004 ainda não está definido. Com a volta do GP da Bélgica, mais as duas corridas novas, o total de provas chegaria a 19. A tendência é que uma prova seja excluída. Os GPs da Áustria e San Marino são candidatos à exclusão do calendário.
Bernie Ecclestone está empolgado com as novas corridas. Na semana passada, ele exigiu que Tamas Rohonyi assista em Xangai, no ano que vem, à corrida inaugural: ''A prova vai ser sensacional. Pode ficar certo disso'', disse Bernie.
Toyota O bom desempenho do piloto Cristiano Da Matta nas últimas provas do Mundial de Fórmula 1 sétimo no GP da Inglaterra e sexto no GP da Alemanha colaborou para que a Toyota anunciasse ontem a renovação de seu contrato para a temporada 2004. A equipe japonesa também estendeu a permanência do francês Olivier Panis, companheiro do brasileiro e quinto colocado no circuito de Hockenheim.
''Estou muito feliz de confirmar Olivier (Panis) e Cristiano (Da Matta) para a temporada 2004. Eles correram muito bem este ano e desempenharam um papel muito importante no desenvolvimento da T103'', comemorou o responsável pela escuderia, Ove Andersson.


