|
  • Bitcoin 103.691
  • Dólar 5,3317
  • Euro 5,5568
Londrina

Esporte

m de leitura Atualizado em 19/05/2022, 17:16

GP da Espanha acontece neste domingo (22)

PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 19 de maio de 2022

JULIANNE CERASOLI
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O palco do GP da Espanha é conhecido como uma pista que não mente: como há vários tipos de curva e uma longa reta, se um carro vai bem em Barcelona, há grandes chances de ele ser competitivo no restante do campeonato. Não por acaso, os maiores vencedores da prova em Barcelona são Lewis Hamilton com a Mercedes e Michael Schumacher com a Ferrari, que também são as duas combinações carro-piloto mais vencedoras da história da Fórmula 1.

Também por ser uma pista tão variada, Barcelona recebe os testes de pré-temporada e sempre é palco de estreias de atualizações nos carros. Para 2022, pelo menos sete das dez equipes prometem ter novidades, que podem mudar a cara do campeonato.

Há ainda outro ponto interessante acerca deste final de semana. Em 2022, a Fórmula 1 mudou para permitir que os pilotos seguissem um ao outro mais de perto, e o Circuito da Catalunha é famoso justamente porque, devido à natureza das curvas, justamente a turbulência é a grande vilã das ultrapassagens. Então será um grande teste para se o caminho tomado com as novas regras é realmente o melhor para o futuro.

*

COMO ACOMPANHAR O GP DA ESPANHA

Sexta-feira, 20 de maio

Treino livre 1, das 9h às 10h: BandSports

Treino livre 2, das 12h às 13h: BandSports

Sábado, 21 de maio

Treino livre 3, das 8h às 9h: BandSports

Classificação, das 11h às 12h: Band (SP e outras praças)/BandSports

Domingo, 22 de maio

Corrida, a partir das 9h30 (largada às 10h): Band e BandNewsFM

CIRCUITO DA CATALUNHA

Distância: 4,675 km

Recorde em corrida: 1min18s149 (Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda, 2021)

Número de voltas: 66

DRS - 2 zonas

Zona 1: 40m após a curva 9

Zona 2: 57m após a curva 16 (reta dos boxes)

Pneus disponíveis: C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios)

RESULTADO EM 2021

Pole position: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1min15s584

Pódio:

1º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1h33min07

2º Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda) +15s841

3º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) +26s610

CARACTERÍSTICAS DA PISTA DA CATALUNHA

- É considerada uma pista completa, com tipos diferentes de curvas e uma reta longa. O primeiro setor costuma mostrar quem está bem nas curvas rápidas, o segundo, nas de média velocidade, e o terceiro é tão mais lento que dá pistas sobre quem estará melhor na corrida seguinte, em Mônaco.

- Será interessante compreender como estes novos carros e pneus se comportarão no asfalto da Espanha especialmente se as temperaturas estiverem altas no domingo. Em 2021, o consumo de pneus foi mais acentuado na corrida do que o esperado.

- A distância entre a pole position e a primeira curva é a terceira maior do campeonato, com 612 metros, perdendo apenas para as pistas de Sochi, na Rússia, e da Cidade do México. Tanto, que em 2011 Fernando Alonso pulou de quarto para primeiro na largada.

- Mesmo com a distância grande até a primeira curva, largar na pole position é importante no Circuito da Catalunha: em 30 provas disputadas pela Fórmula 1 no circuito, 23 foram vencidas pelo primeiro colocado no grid.

CURIOSIDADES SOBRE O GP DA ESPANHA

- O GP da Espanha vem sendo (quase) totalmente dominado pela Mercedes na era híbrida da F1, desde 2014: de lá para cá, os pilotos da equipe alemã fizeram todas as poles positions e só não ganharam uma corrida. Foi justamente o GP da Espanha de 2016, primeira prova de Max Verstappen na Red Bull. Ele se aproveitou de um acidente entre os pilotos Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, para vencer pela primeira vez na F1. Neste ano, contudo, será difícil para a Mercedes repetir a escrita.

- Hamilton, inclusive, igualou-se a Michael Schumacher ao vencer pela sexta vez o GP da Espanha do ano passado.

- Foi em um GP da Espanha que Lella Lombardi se tornou a primeira e única mulher a pontuar na Fórmula 1. Isso, em 1975, quando apenas os seis primeiros colocados marcaram pontos. Ela foi sexta colocada na prova, disputada no perigosíssimo circuito de Montjuic, em Barcelona.

- Montjuic, inclusive, foi uma das cinco casas do GP da Espanha na Fórmula 1, ao lado de Pedralbes (circuito de rua também em Barcelona), Jarama (ao norte de Madri) e Jerez de la Frontera, no sul do país.