Córdoba - Vice-campeão mundial em 90 e bicampeão da Copa América em 91 e 93, o ex-goleiro Sérgio Goycochea não está satisfeito com o desempenho da Argentina na Copa América. Porém, mesmo assim, ele crê e torce por uma final entre Brasil e o time anfitrião. ''Gostaria que a final desta Copa América fosse com o Brasil, mas com vitória da Argentina, desta vez'', disse, lembrando as duas últimas decisões em que o Brasil levou a melhor.
Aos 47 anos, o ex-goleiro é apresentador de um programa esportivo em um canal de televisão argentino. Ainda está em plena forma e anda todo estiloso. Faz questão de assistir ao máximo de jogos nesta Copa América e foi em um deles que atendeu à FOLHA. Nas arquibancadas do Estádio Mário Alberto Kempes, em Córdoba, ele falou sobre a seleção argentina, sobre Messi e Neymar.
Goycochea era o goleiro reserva da Argentina na Copa do Mundo da Itália, em 1990. Mas o destino estava a seu favor e acabou sendo um dos principais destaques da seleção na competição. O titular, Nery Pumpido, sofreu uma séria lesão no jogo contra a extinta União Soviética. Ele assumiu o posto fez defesas impressionantes e ajudou sua seleção a chegar à final do Mundial após salvar a Argentina nas disputas por pênaltis, nas quartas de final, contra a Iugoslávia, e na semifinal, diante da Itália. Entre 95 e 96 defendeu o Internacional-RS.
Qual a sua avaliação da Copa América até o momento?
Vi alguns jogos. As equipes estão muito iguais. A partida que mais gostei foi entre Uruguai e Chile. Foi muito disputada, em alto nível e com muito vontade de ganhar de ambos os lados.
Qual goleiro vem se destacando até agora?
Por enquanto o nível está sendo bom. Mas é verdade que não houve grandes partidas e os goleiros não foram tão exigidos a ponto de mostrarem muito. Um dos que eu mais gostei foi o Elizaga, do Equador, que foi muito bem nos dois jogos.
O pensa sobre Romero, o goleiro da seleção argentina?
Gosto muito dele. Foi uma boa escolha. Romero mostrou personalidade e teve uma atuação bárbara diante da Colômbia.
A Argentina está decepcionante?
Olha, está abaixo do que se esperava. Mas a história da Argentina não começa e nem termina com essa Copa América. Porém, é preciso melhorar o rendimento não só para essa Copa, mas pelo que vem pela frente no futuro, como as Eliminatórias (da Copa do Mundo de 2014).
Você concorda com a convocação feita pelo Sergio Batista?
Nunca gostei de convocações porque há muitos jogadores bons que ficam de fora. É inevitável. Há muito jogadores bons e não dá para convocar a todos. Cada um tem a sua preferência. Quando o treinador convoca, temos que fazer as análises em cima desse grupo e não ficar falando que tal jogador tinha que estar ali ou que outro não devia.
Você conhece bem o Neymar? O que pensa sobre ele?
Conheço sim. É um grande jogador, desequilibrante. Mas tem que estar muito tranquilo para jogar. A vida dele está mudando muito nos últimos meses. Há muita pressão dentro de campo, por valer tantos milhões de dólares. Ele tem que estar tranquilo, porque se não tiver com a cabeça boa, não vai render e não vai ganhar.
É o que acontece com Messi?
Messi já tem cinco anos em alto nível na Europa e Neymar tem que passar por isso ainda. O problema é que exigimos muito de Messi na seleção. Ele não tem que provar mais nada. É um grande jogador e já mostrou isso no Barcelona. Ele tem de ter tranquilidade e as pessoas tem que parar de compará-lo ao Maradona ou a qualquer outro. O Messi precisa de tranquilidade para poder jogar o que sabe também pela seleção. O Barcelona é o Barcelona, a seleção é a seleção.
A Argentina se ressente de um meia-armador e tem três argentinos arrebentando no Brasil, o Montillo, o Conca (foi para o futebol chinês) e o D'Alessandro. O que pensa sobre eles?
São três grandes jogadores, que conseguiram se adaptar bem a um futebol difícil como o brasileiro. É um campeonato muito forte e eles estão tendo um bom desempenho.
Brasil x Argentina na final?
Sim. Gostaria que a final desta Copa América fosse com o Brasil, mas com vitória da Argentina, desta vez. (T.M.)

mockup