Niamey, Níger, 13 (AE) - As autoridades da Líbia garantiram plenas condições de segurança para os participantes do rali Dacar-Cairo durante sua passagem por aquele país. Serão quatro etapas, sendo que a última levará a caravana para o Egito. O Comitê Olímpico Líbio adiantou que todas as providências para que não haja problemas como no Níger, estão sendo tomadas. No Níger foram canceladas quatro etapas devido a uma ameaça terrorista.
Enquanto aguardam a hora de partir para Sabha, os pilotos aproveitam para descansar em hotéis e conhecer a cidade. Ontem, Amyr Klink e Arnoldo Silveira Júnior, da equipe Troller, fizeram um passeio de cinco horas pelo rio Níger. E numa praça em frente ao Grand Hotel, é possível jogar pebolim, na rua, por apenas 10 francos cefás (cerca de R$ 0,03).
Mas na hora de comer, a maioria prefere a comida gratuita e certamente higiênica do acampamento. O cardápio não é nenhuma maravilha, mas melhorou muito nesse ano. No almoço, além dos frios, queijos e cogumelos de praxe, foi servido lasanha duas vezes, em Tambacounda (Senegal) e aqui em Niamey (Níger). Na janta, houve churrasco em Ouagadougou (Burkina Faso) e, luxo total, filé com fritas em Kayes (Mali) - sempre com direito a uma garrafa de 250ml de vinho francês.
No café-da-manhã, a oferta é variada: cereais, bolo, pão, manteiga, geléia, mel, ovo frito, presunto, queijo, café, leite, chá... E muita água para se hidratar até a hora do almoço. São nove toneladas diárias de alimentos.
O responsável por essa abundância é o francês Georges Groine. Sua filha Françoise também está acompanhando o Dacar e garante que ninguém vai passar fome durante esses dias em que o rali está parado em Niamey - os pilotos viajam para a Líbia no domingo e os jornalistas e organizadores, na segunda, quando será realizada a próxima etapa. "Temos estoque suficiente", garante ela.
Françoise explica que são seis caminhões, dois deles refrigerados, dois para montar a cozinha, um com comidas e bebidas e o outro para as duchas. Ao contrário do ano passado, quando era preciso procurar um hotel ou pagar para usar o banheiro (sujo e fedido) de um aeroporto, agora é possível tomar banho sem qualquer dificuldade. E sem desembolsar sequer um franco, graças a Groine, que presta este tipo de serviço para os Ralis Master (ex-Paris-Moscou-Pequim) e da Tunísia. E está no Dacar pela primeira vez.
A água, os refrigerantes e o pão, conta Françoise, são comprados em cada cidade por onde passa o rali. Já o vinho, a cerveja e os alimentos são transportados durante todo o percurso
com algumas exceções, como o carneiro que havia sido encomendado em Agadez (Níger). Como o rali não vai mais passar por lá, a carne foi doada, segundo ela, para um hospital.
Carros, motos e caminhões foram colocados hoje num parque fechado e já começaram a ser embarcados nos três aviões de carga Antonov que os levarão para a Líbia.

mockup