A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte decidiu cancelar a edição 2020 dos JEPs (Jogos Escolares do Paraná). A competição estava inicialmente suspensa, mas agora não será mais realizada em razão da pandemia do coronavírus.

De acordo com a Superintendência Geral do Esporte, todas as etapas dos JEPs – municipais, regionais e estadual – estão canceladas. Os demais jogos oficiais do Estado, como Jogos Abertos, Jogos da Juventude, Jogos Universitários, permanecem suspensos neste momento e um estudo será feito para readequar o calendário e buscar uma viabilidade econômica para a realização.

Imagem ilustrativa da imagem Governo cancela Jogos Escolares do Paraná
| Foto: Thaise Oliveira/JEPs

Segundo o diretor de Esportes da Secretaria, Cristiano D'el Rei, o reforço no planejamento de todas as ações do governo estadual para o enfrentamento da Covid-19 impactou em projetos de várias áreas no Paraná.

"Há um processo de contingenciamento e realocação de recursos e isso trouxe impacto em todas as secretarias", frisou. "Como as escolas estão fechadas e não há previsão de retorno e os Jogos Escolares eram a primeira competição a ser realizada no nosso calendário, tomamos esta decisão".

Os Jogos Escolares reuniram 100 mil participantes em 2019, entre alunos/atletas, técnicos, árbitros e organizadores. Foram mais de 1,6 mil escolas dos 399 municípios do Estado e 42 sedes ao longo do ano, incluindo as finais nas faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17.

Faz parte ainda dos Jogos Escolares o projeto Bom de Bola, que agrega o torneio de futebol e que no ano passado foi disputado em 41 sedes.

DEMAIS COMPETIÇÕES

Em relação às demais competições oficiais agendadas para 2020, D'el Rei afirmou que todas estão em estudo sob a viabilidade de serem realizadas. De qualquer forma, ressaltou o gerente, caso elas aconteçam, serão disputadas em formatos mais enxutos e apenas nos últimos meses do ano.

"Os Jogos Abertos, por exemplo, tem 17 fases, e o da Juventude, 14. Não vamos realizar todas. Estamos realocando todas as competições para aconteceram a partir de setembro. Teríamos espaço até lá apostando em uma queda da curva da pandemia a partir de junho, julho", comentou.

"De qualquer forma temos vários aspectos a serem vencidos. Como a questão orçamentária, a operacional, já que o calendário das escolas estará apertado e não haverá condição de suspender as aulas para as competições e ainda a questão legal, já que hoje existe um decreto do governador que proíbe eventos que tenham aglomeração de mais de 50 pessoas".

O calendário das escolas estaduais é fundamental para a realização dos jogos, já que na maioria destas competições as escolas são utilizadas como local de alojamento para os atletas.

Além dos JEPs, os demais jogos oficiais programados para o Paraná em 2020 são Jogos Abertos, Jogos Abertos Paradesportivos, Jogos da Juventude, Jogos de Aventura e Natureza, Jogos Universitários e Jogos da Justiça Desportiva.