Golfista compete no Aberto do Brasil
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Rafael Souza<br>Reportagem Local 
Marcos Silva será o único londrinense na disputa da 60ª edição do Aberto de Golfe do Brasil, que começa hoje e vai até domingo no Gávea Golf, no Rio de Janeiro. O principal torneio da modalidade no país vai reunir 144 jogadores de 20 nacionalidades e distribuirá uma premiação recorde de US$ 150 mil.
Silva conseguiu classificação no Tour do Brasil. Ao final das cinco etapas do circuito brasileiro, ele foi o sexto colocado do torneio que levou 10 nomes ao aberto brasileiro. Aos 40 anos, o londrinense já perdeu até as contas de quantas vezes jogou o principal certame do país e acumulou experiência, fator que, segundo ele, pode lhe ajudar a entrar na briga pelo tão sonhado título do torneio. "É uma possibilidade eu diria até que boa (de título). A condição de chegar à final e estar entre os líderes é de 70%, e daí para frente todos têm chances", avalia o golfista, que conta ter avançado ao menos às finais na maioria dos abertos do Brasil que disputou.
Para ir à final desta vez, Marcos Silva vai precisar se dar bem hoje e amanhã, quando serão realizadas as fases eliminatórias. No encerramento das disputas desta sexta-feira, os 50 primeiros colocados avançam às finais, que serão disputadas sábado e domingo.
O desafio para os brasileiros, no entanto, não será fácil, já que estarão na disputa os principais golfistas do continente, como o mexicano José de Jesus Rodrigues, líder do circuito sul-americano e vice-campeão do Aberto do Brasil do ano passado, o argentino Jorge Fernandez-Valdes, vice-líder, e o americano Timothy O´Neal, terceiro colocado. Ao todo, 13 dos 15 primeiros do ranking do continente jogarão no Gávea Golf. Para Silva, porém, isso não descarta a possibilidade de pintar uma "zebra". "Tem os favoritos, que disputam tours maiores e já possuem uma bagagem maior, mas o nível de jogadores é muito bom e sempre podem pintar surpresas. Dos 144 jogadores, pelo menos 80 têm chances de ganhar o torneio. É muito equilibrado", analisa o londrinense.
Além da premiação "poupuda", os golfistas estão de olho também na soma de pontos para o ranking mundial, lista que definirá os classificados para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. O Aberto do Brasil também dá vagas para o Web.com Tour (o segundo maior circuito do golfe americano), que por sua vez é a única forma de se classificar para o PGA Tour, onde está a elite do golfe mundial.


