Golfe (Isnard Cordeiro)
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 20 de abril de 2000
Termina o 52º
Aberto de Curitiba
A última etapa do mais tradicional torneio de golfe do Paraná terá sua terceira e última etapa a partir de hoje, no Graciosa Country Clube. Trata-se do 52º Campeonato Aberto Cidade de Curitiba, que o clube da capital promove. A primeira etapa, disputada no final da semana passada reuniu os melhores jogadores do Estado, além de outros de São Paulo. Foram mais de 90 jogadores nas categorias scratch e 0 a 9 no masculino e 0 a 15 e 16 a 24, no feminino. Depois, no meio de semana aconteceu a disputa das categorias 25 a 36, tanto para homens como para as mulheres. Hoje, amanhã e domingo serão realizadas as categorias 10 a 15 e 14 a 24, no masculino. Serão 92 jogadores que vão brigar pelos troféus do importante torneio paranaense.
Ontem, durante praticamente todo o dia, os que estarão participando desta etapa do Aberto, fizeram o ensaio geral, preparando-se para as competições que começam logo pela manhã. O campo do Graciosa, como não poderia deixar de ser, está mais do que bonito e em ótimas condições de jogo, o que tem ajudado e muito os jogadores a fazerem escores baixos. Só para se ter uma idéia, o campeão Pro, Rodrigo Diniz, do Clube Curitibano, jogou 10 abaixo do par, o que não é nada fácil. Mesmo Ivo leão, campeão da principal categoria entre os amadores, fez um abaixo do par nos três dias de disputa. Para esta etapa também são esperados bons resultados dos competidores.
PAR 3
- O primeiro torneio concluído no 52º Aberto de Curitiba, foi o Pro-Am. Mais uma vez Luiz Martins, que é presidente da Associação Brasileira de Golfistas Profissionais, levou o título. Desta vez ele teve Osvaldir Bonato, Leonardo Bonato e José Carlos Maestrelli, como parceiros.
- Na segunda colocação ficou a equipe do profissional Paulo Cesar Silva (que é do Las Palmas), Com ele estavam os amadores Ciro Pelizzari II, Luiz Renato Krause e Tarcisio Kroetz.
- Ricardo Mechereffe, profissional do Graciosa, chegou em terceiro lugar, tendo jogado com Eugênio Amaral, Gláucio Bley Junior e Ricardo Garmatter. Foi uma competição que agradou em cheio, pois contou com 14 profissionais e 42 amadores.
- Depois foi concluído o torneio dos Pro, em que Rodrigo Diniz, com 10 abaixo do par (marcou 203), deu um show de golfe no Graciosa. Em Segundo lugar ficou João Corteiz, com Luiz Martins entrando na terceira colocação, todos com bons escores.
- Outra categoria que despertou grande interesse foi a scratch, no masculino. A briga estava entre vários bons jogadores do Estado. Mas outra vez Ivo Leão provou sua excepcional fase e faturou o torneio jogando um abaixo do par (212), nos três dias.
- Na segunda colocação entrou Luiz Cesar Gomes, enquanto que Caetano Guimarães chegou em terceiro lugar. No feminino, deu Tatiana Guimarães em primeiro, com 234, seguida da londrinense Jovana Fuganti, com 248 e Vanessa Fuganti, em terceiro, com 256.
- Ainda no feminino, categoria 0 a 15, a vitória foi de Sula Bório, com 216 de net. Livia Leal e Angela Nonino Leite ficaram nas posições imediatas, respectivamente. Já Gilmar de Carvalho levou o título masculino da 0 a 9, superando o filho Gabriel Naday de Carvalho, que ficou em segundo. José Mauro Rego Barros chegou em terceiro. Na categoria 16 a 24, feminino, a campeã foi Flora Atherino, seguida por Zélia Oliveira e Yara Pedroso.
- Na primeira etapa levaram troféus, ainda, Vanessa Fuganti, com o melhor net juvenil e Tatiana Guimarães o gross. Hugo Miyamura levou o melhor net juvenil e Rodolfo Camargo Pinto Filho, o gross. No senior, troféus para Fanny Luhm (net), Kazue Nakae (gross), Luiz Renato Krause (net) e Osvaldir Benato (gross).
- Na Segunda etapa as categorias 25 a 36, masculino e feminino. No feminino, Maria de Fátima Thá foi a primeira, com Gilda Guimarães Pereira chegando em segundo e Tissako Hara, em terceiro.
- No masculino Hélio Fernandes Lima levou o caneco de campeão, com Marcelo Macedo, em segundo e Hugo Martins Kosop, em terceiro. Tomas Bernal ganhou o título juvenil, enquanto que Mizue Teramoto e Leonardo Victor Siedel conquistaram os primeiros lugares na categoria senior.
Open do Norte do Paraná quase pronto
A diretoria do Londrina Golf Club esteve reunida ontem, quando deixou tudo praticamente definido com relação a realização do 7º Open do Norte do Paraná, que este ano será especial, não apenas em comemoração aos 500 anos de Brasil, mas também pelos 10 anos de clube. Ainda falta alguma coisa para ser definida. Mas desde ontem que os cartazes alusivos ao evento, já com os patrocinadores começaram a ser distribuídos na cidade. Aliás é bem sugestivo o cartaz, que mostra uma pessoa, como que representando o português Pedro Alvares Cabral, de binóculo, olhando para o Sul e vendo Londrina como um green, enquanto que no mar, há uma caravela. Realmente muito significativo a idéia dos 500 anos do descobrimento do Brasil.
Ontem o número de inscritos já haviam chegado aos 80. Mas muitos clubes ainda não enviaram a relação de todos os seus associados que estarão em Londrina. Mas já tem representantes paranaenses de Maringá, Curitibano, Las Palmas, Graciosa e Ponta Grossa, além dos catarinenses de Joinville, que confirmaram 15 inscrições. Dos paulistas estão certos, desde ontem, golfistas do Lago Azul (Sorocaba) e Avaré. Como este final de semana haverá torneio em Bastos, vários jogadores vão esperar o final deste torneio para decidirem suas vindas a Londrina, como são os casos dos jogadores de Bauru, Arujá e São Fernando, sempre presentes nos torneios londrinenses. Mas mesmo restando inúmeros jogadores (as vagas foram limitadas a 150), o sucesso está praticamente garantido, mais uma vez.