A seleção da França conseguiu ontem um feito inédito na história do futebol europeu: foi o primeiro país a vencer o Mundial (1998) e, em seguida, a Eurocopa. Os franceses ganharam da Itália por 2 a 1 (com um gol de ouro na prorrogação com morte súbita) e fizeram a festa no Estádio De Kuip, em Roterdã, enquanto os jogadores italianos mostravam total desolação. Afinal, a Itália vencia o jogo até os 45 minutos do segundo tempo da partida, com um gol de Delvecchio, aos 11 minutos, quando Wiltord empatou. E, no tempo extra, aos 13 minutos, Trezeguet, em jogada de Lizarazu, marcou o gol do título.
O resultado foi um castigo para a Itália que, pela primeira vez na competição, deixou de lado seu jogo defensivo para enfrentar os campeões mundiais de igual para igual. No primeiro tempo não houve grande emoções, mas os italianos estiveram mais perigosos, com Delvecchio e Totti dando trabalho ao goleiro Barthez. Mas a França também ameaçou o gol de Toldo com Thierry Henry e Didier Deschamps. A estrela Zinedine Zidane sumiu diante da marcação italiana.
No início do segundo tempo, Henry levou perigo depois de driblar a três defensores da Itália, mas seu cruzamento foi rebatido por Cannavaro. Em seguida, Totti fez a jogada do gol, servindo a Pessotto na direita. O cruzamento foi aproveitado por Delvecchio no interior da pequena área e a Itália abriu a contagem. A Itália poderia ter liquidado a partida na sequência quando Del Piero perdeu o gol diante de Barthez.
A partir daí, a França buscou o empate com muita intensidade, esbarrando sempre na sólida defesa italiana. E quando tudo parecia indicar que a Itália venceria, Wiltord foi lançado pela esquerda e bateu cruzado sem chance para Toldo, empatando o jogo e levando-o para a prorrogação com morte súbita. No tempo extra, a partida estava equilibrada, Mas a França aproveitou a primeira grande oportunidade, aos 13 minutos, com o gol de Trezeguet.
A final da Eurocopa mudou a rotina de Paris. Boa parte do comércio que funciona no domingo fechou na hora do jogo. Funcionaram apenas bares e restaurantes, que instalaram televisores e telões para os clientes. Dez minutos após o final da partida contra a Itália, a avenida Champs Élysées, já contava com cerca de 200 mil torcedores franceses.
O presidente da França, Jacques Chirac, disse que ‘‘gostaria de agradecer a Roger Lemerre (técnico) e Didier Deschamps (capitão) pelo título’’.