São Paulo - A Inglaterra continuou sem apresentar um bom futebol na Copa do Mundo, mas, com um gol de Beckham, venceu o Equador por 1 a 0, ontem, e se classificou para as quartas-de-final do torneio. Agora, os ingleses enfrentam Portugal.
  A partida entre europeus e sul-americanos teve um primeiro tempo bastante truncado. Ambos os times pouco criaram em termos ofensivos e a melhor chance acabou desperdiçada pelo equatoriano Carlos Tenorio, depois de uma falha de John Terry.
  No segundo tempo, a Inglaterra, mesmo sem jogar bem, abriu o marcador com David Beckham, numa cobrança de falta aos 15 minutos. No restante do tempo, a partida continuou deixando a desejar em termos técnicos e o placar mínimo se manteve, com um Equador sem forças para reagir e uma Inglaterra também pouco inspirada.
  O resultado contra os sul-americanos confirmou o ótimo retrospecto do técnico Sven-Goran Eriksson contra seleções do continente americano à frente da Inglaterra. Desde que assumiu o comando da equipe, no início de 2001, já são 12 jogos, com 11 vitórias e apenas uma derrota, para o Brasil, nas quartas-de-final do Mundial de 2002.
  Já os comandados de Luis Fernando Suárez, mesmo eliminados, conseguiram uma marca histórica na Alemanha. Em sua segunda participação em Mundiais, o Equador sai satisfeito por ter obtido a inédita classificação para a segunda fase do torneio.
  O jogo - A primeira chance real de gol surgiu a partir de uma falha defensiva. Tentando interceptar um lance equatoriano, aos 11 minutos, o zagueiro Terry cabeceou para trás e a bola sobrou para Carlos Tenorio, que demorou um pouco para chutar, permitindo que Ashley Cole desviasse a bola, que ainda tocou no travessão antes de sair pela linha de fundo.
  O Equador chegou novamente aos 20 minutos, após cobrança de falta de Méndez, pela meia esquerda, que Ferdinand afastou para escanteio, não marcado pelo trio de arbitragem.
  A primeira chegada inglesa mais bem trabalhada ocorreu aos 27 minutos, numa troca de passes rápida entre Gerrard, Rooney e Lampard, que terminou com um chute longo do meia do Chelsea, defendido pelo goleiro Mora.
  Aos 35, a Inglaterra ameaçou com David Beckham, que bateu falta pela esquerda. A bola passou pela barreira e saiu próxima à trave direita de Mora, que nem sequer esboçou reação.
  A Inglaterra voltou melhor na etapa final e abriu o placar aos 15 minutos, da única forma que conseguiam chegar. Beckham bateu falta pela esquerda e acertou o canto direito de Mora, que ainda desviou, fazendo com que a bola tocasse a trave antes de entrar.
  Os sul-americanos responderam, aos 21 minutos, num chute forte de Valencia, após passe de Delgado, bem espalmado pelo goleiro Robinson.
  Aos 28, o atacante Rooney fez bela jogada pela esquerda, entrou na área e tocou atrás, para Lampard. O meia, que não fazia boa partida, mandou longe da meta equatoriana.
  Aos 42, o Equador ainda deu um de seus últimos suspiros na Copa, em uma jogada de Valencia pela esquerda. O meia passou para Reasco e o lateral-esquerdo completou para fora.


INGLATERRA 1

Robinson; Hargreaves, Ferdinand, Terry e Cole; Carrick, Gerrard, Lampard e Beckham ; Joe Cole (Carragher) e Rooney.
Técnico: Goran Eriksson.

EQUADOR 0

Mora; De la Cruz, Hurtado, Espinoza e Reasco; Méndez, Tenorio (Cristian), Castillo e Valencia; Delgado e Carlos Tenorio (Kaviedes).
Técnico: Luis Suárez.

Árbitro: Frank Bleeckere (BEL)
Estádio: Gottlieb Daimler, em Stuttgart
Gol: Beckham aos 15 minutos do segundo tempo

mockup