A bola lançada da quadra adversária vai girando e o movimento dos guizos produz o ruído que orienta o trio de atletas do outro lado a se lançar ao chão para fazer a defesa. Ato contínuo, a posse da bola dá direito ao ataque pela equipe que acabou de evitar o gol. Assim é o goalball, um esporte coletivo por natureza desenvolvido especialmente para pessoas com deficiência visual. Neste domingo, Londrina sediou o Campeonato Regional Sul Goalball masculino e feminino, que valia vagas para o Campeonato Brasileiro da modalidade.
Quem foi ao Ginásio do Colégio Mãe de Deus conheceu uma modalidade muito disputada, que exige preparo físico, concentração e espírito de equipe. Massoterapeuta por profissão, Maurício Aparecido de Souza, 39 anos, perdeu a visão esquerda aos 14, a direita aos 36, mas nunca deixou de praticar esportes. Há cinco anos virou atleta de goalball e hoje é um dos destaques da equipe da Associação Catarinense de Esportes Adaptados (Acesa), de Florianópolis (SC), que ontem garantiu vaga para o Brasileiro ao disputar o título do Regional Sul com o Rio Grande do Sul (Aergs), que já tem vaga assegurada no Nacional por ter sido vice-campeã da última edição.
Goleador, Souza deixou a vaidade de lado em nome do grupo. ''O melhor foi participar com os meus amigos'', valorizou. Companheiro de time, Leandro de Oliveira, 18 anos, ressaltou a concentração de todos como a maior virtude: ''jogamos muito bem porque todo mundo entrou muito concentrado''.
No Instituto Londrinense de Instrução e Trabalho para Cegos (Ilitc), o ''goalball'' começou a ser praticado há cerca de seis anos e hoje faz parte da rotina de boa parte dos alunos. Marcelo Souza dos Santos, 26, perdeu a visão aos 16 anos quando teve os olhos queimados por cal. Virou um esportista aguerrido e, além do atletismo (arremesso de peso e salto em distância) sua a camisa também no goalball. ''Nessa modalidade, a união em quadra é que faz a força do time'', ensinou. O time do Ilitc ficou em terceiro lugar e garantiu a outra vaga para o Brasileiro.
Pelo masculino, o Acergs/Rio Grande do Sul saiu com o título de campeão após vencer o Acesa/Florianópolis na final. No feminino, o Asasec/Sarandi ficou o troféu de primeiro lugar após passar pelo Ilitc/Londrina, que assegurou a segunda colocação. Em terceiro lugar ficou a Acesa/Florianópolis.
A etapa da regional sul realizada em Londrina reuniu 13 equipes (oito masculinas e cinco femininas), segundo o supervisor da técnico nacional do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Márcio Pereira Morato. O Paraná esteve representado por times de Londrina, Marialva, Maringá, Sarandi e Curitiba. (Colaborou Renato Oliveira)

mockup