Globo vai controlar também o Campeonato Carioca2/Mar, 17:32 Por Rodrigo Mattos (Especial para AE) Rio, 02 (AE) - Ao apresentar o Campeonato Carioca, a Rede Globo demonstrou que tem estreitado a relação com os clubes brasileiros, com os quais estabeleceu parcerias que estão permitindo à emissora controlar as principais competições do País. Apesar dos dirigentes cariocas dispararem farpas contra os colegas paulistas, os dois estados venderam os seus campeonatos à Globo. Ontem, a emissora anunciou acordo com a Federação Paulista de Futebol para o gerenciamento do Campeonato Paulista e hoje, fez o mesmo com o Campeonato Carioca. Pela estratégia da emissora, as federações estaduais e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ficam à margem desse processo. Uma prova disso é a declaração do diretor da Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto, que elogiou a capacidade dos dirigentes de clubes. "Os clubes estão à frente da CBF na organização de calendário", disse. A Globo investiu R$ 15 milhões - R$ 9 milhões pela transmissão aberta e R$ 6 milhões pela fechada - no Carioca, que também será veiculado na Rede Bandeirantes. Os clubes também irão receber R$ 15 milhões, referentes à publicidade estática, divididos em seis cotas de patrocínio. Outros R$ 3 mihões serão arrecadados com a televisão paga. No total, o valor do Carioca é de R$ 33 milhões, o que representa um aumento em relação ao que foi pago no passado. "Estava previsto em contrato um acréscimo anual, além do reajuste por causa da inflação", explicou Pinto. O diretor da Globo Esportes disse que o valor pago pelo Campeonato Paulista é superior ao que foi destinado ao Carioca porque "o mercado publicitário em São Paulo é maior". O investimento para a exibição do Campeonato Paulista é de R$ 41 milhões. A Globo também será responsável pela estrutura física do Carioca. Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) só vai imprimir os ingressos, enquanto que a emissora vai organizar a venda - que será feita por meio da Internet e de um serviço de tele-vendas. Haverá pontos de venda no Estácio, no centro, no Maracanã e nas sedes dos clubes. Os clubes tiveram de reformar alguns dos estádios por exigência da Globo. A emissora viabilizou um estacionamento próximo ao Maracanã, de onde haverá um transporte até o estádio. Segundo Pinto, o objetivo é incentivar a ida de famílias ao Maracanã. TV ClUBES - A parceria entre clubes e a Globo gerou um canal dos clubes que estará em funcionamento no próximo Campeonato Brasileiro. O canal funcionará em um sistema fechado, por meio da Globosat. Segundo Marcelo Pinto, a emissora e os clubes terão participação igual no canal, que vai transmitir jogos e videoteipes. "O canal será administrado em conjunto pelo Clube dos 13 e a Globo", disse. Pinto. Ele explicou que as duas partes estão elaborando o formato do canal. Na última reunião dos Clube dos 13, esse foi um dos assuntos discutidos. "Haverá produtos específicos que ainda não foram definidos."