A magia de Londrina encantou os Harlem Globetrotters. Agora é a vez deles conquistarem o público da região aficcionado por basquete, malabarismo e teatro. O acrobático grupo americano, que é garantia de diversão, se apresenta hoje no Ginásio de Esportes Moringão a partir das 20 horas. Os ingressos custam R$ 50 e R$ 25 (meia).
Enquanto a tarefa dos tradicionais times de basquete é acertar a cesta e pontuar, os Globetrotters querem mesmo é animar a plateia. Segundo Jefferson Lemos, diretor da empresa que organiza o espetáculo, o show tem como foco divertir o público infantil, sendo assim uma atração para toda a família. ''As crianças saem apaixonadas'', observa.
Lemos afirma que a cidade norte-paranaense representou um marco na história dos Globetrotters. O formato de escolha utilizado nesta edição, dividido numa clínica com 10 finalistas e escolha do trotter via reality show representou um ''modelo de negócios inovador''. É importante lembrar que seis candidatos foram eliminados após os testes na cidade e quatro participaram da grande final.
''Quando apresentaram os candidatos para a organização eles perceberam que seria uma escolha difícil. Isso demandou alterações e culminou no projeto que teve Londrina como pano de fundo'', comemora. O armador do Distrito Federal, Wilson de Melo, foi escolhido e agora fará novos testes nos Estados Unidos antes de se consagrar como o segundo trotter brasileiro - o primeiro foi Jefferson Sobral, jogador do Joinville.
O organizador afirma que nas outras apresentações pelo Brasil o vencedor do reality show apareceu usando a camisa de Londrina, que serviu como uma espécie de marketing para a cidade. A intenção é repetir a fórmula, mas depende ''dos detalhes de infra-estrutura que devem ser acertados nos próximos anos''.
Os Harlem Globetrotters são divididos em três grupos que rodam o mundo difundindo basquete e diversão. Para a turnê brasileira que termina em São Paulo, no próximo final de semana, vieram os 'trotters' mais experientes. ''É uma estrutura parecida com o Circo du Soleil'', exemplifica Lemos.
História
Desde que foi criado em 1929, os Harlem Globetrotter já fizeram mais de 25 mil apresentações em 118 países para plateias de comunidades carentes a presidentes da república. Em 1951, o Rio de Janeiro foi o palco do primeiro jogo da equipe na América do Sul, que atraiu mais de 50 mil pessoas ao Maracanã. Londrina recebeu os americanos pela primeira vez em 1979.
Em 2008, o time voltou ao Maracanã e também fez exibições em São Paulo e Barueri (SP). No ano seguinte, Brasília substituiu a cidade do interior paulista no calendário brasileiro.
Piso do Moringão
Segundo o diretor de turismo da Companhia de Desenvolvimento de Londrina, Cristiano Feijó, devido às péssimas condições de conservação do piso do Moringão que está interditado, foi necessário cobrir a quadra com placas sintéticas próprias para jogos de basquete. A locação da estrutura foi custeada pela empresa que organizou o evento.

mockup