O Conjunto do Marumbi ganhou um colorido especial em seu 121º aniversário, comemorado no último final de semana, com a participação de onze paragliders sobrevoando seus cumes. O conjunto reúne 8 picos, dentre os quais o Olimpo é o mais alto, com 1.539 metros de altitude. Em agosto de 1879, o médico-farmacêutico José Olimpio de Miranda e sua equipe foram os primeiros a admirar o visual a partir daquele cume.
Para os pilotos, valeu o sacrifício da subida – uma caminhada que durou três 3 horas, com 25 quilos de equipamento nas costas. ‘‘O tempo bom e quente proporcionou um visual magnífico. Do alto via-se a praia, o mar, a Baía de Paranaguá e a cidade de Curitiba com clareza’’, descreve Gil Piekarz, um dos pilotos presentes.
O vento fraco e a formação de térmicas (correntes ascendentes de ar quente) possibilitaram a permanência dos paragliders nos arredores dos cumes por vários minutos. ‘‘Todos decolaram bem do Cume da Boa Vista e sobrevoaram os Paredões do Marumbi. Passamos muito perto de escaladores que subiam as vias do Marumbi’’, conta Gil, que avistou outros montanhistas no cume dos Abrolhos e do Olimpo.
O local de pouso escolhido foi na Vila de Porto de Cima, a 5 km de Morretes, região onde se pratica o Bóia-Cross. Momentos antes da aterrissagem, os pilotos foram surpreendidos por uma outra térmica sobre o vilarejo, levantando os paragliders.
O Clube Paranaense de Montanhismo estará realizando, neste fim-de-semana, a subida comemorativa ao Marumbi, na qual os alunos do Curso de Iniciação ao Montanhismo receberão suas primeiras aulas práticas.

mockup