|
  • Bitcoin 120.221
  • Dólar 5,1649
  • Euro 5,2600
Londrina

Esporte

m de leitura Atualizado em 08/03/2022, 10:11

Ginasta russo não se desculpa e diz que usaria letra 'Z' no peito outra vez

PUBLICAÇÃO
terça-feira, 08 de março de 2022


AUTOR autor do artigo

menu flutuante

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - O ginasta russo Ivan Kuliak, que subiu no pódio, ao lado de um ucraniano, com uma letra Z, feita com esparadrapos, na altura do peito, onde deveria ficar o símbolo do seu país -que se tornou um símbolo da parte russa na guerra contra a Ucrânia, a letra remete à expressão "za pobedu", que significa "para a vitória"- não se desculpou pela atitude e disse que se tiver outra oportunidade repetirá o gesto.

"Se houvesse uma segunda chance e eu tivesse a opção de sair com a letra 'Z' no peito ou não, faria o mesmo", disse ele ao Russia Today.

Eu vi isso em nossos militares e olhei o que esse símbolo significa. Acabou sendo "pela vitória" e "pela paz". Eu só queria mostrar minha posição. Como atleta, sempre vou lutar pela vitória e jogar pela paz", acrescentou.

Kuliak ganhou a medalha de bronze nas barras paralelas durante uma etapa da Copa do Mundo de ginástica artística em Doha, no Qatar, no último fim de semana. Illia Kovtun, o ucraniano no pódio, ganhou a medalha de ouro.

A FIG (Federação Internacional de Ginástica) disse que abriu um processo disciplinar contra Kuliak por seu "comportamento chocante" na Copa do Mundo de Aparelhos em Doha.