Johannesburgo - Gilberto pode ser a surpresa de Dunga para o jogo contra a Holanda, sexta-feira, em Port Elizabeth, valendo vaga à semifinal da Copa. O lateral-esquerdo é o candidato mais forte para entrar na vaga do volante Ramires, suspenso por ter recebido o segundo cartão amarelo. Ramires havia substituído Felipe Melo, ainda fora de combate com uma torção no tornozelo esquerdo. A opção por Gilberto é o que resta ao treinador da seleção brasileira.
Dunga teria ainda Josué, bom na marcação e fraco na saída de bola, e Kleberson para brigar pela vaga. Josué está em baixa, desde a bronca que levou do chefe no jogo contra Portugal, ainda pela primeira fase do Mundial, ao não cumprir com a sua obrigação. Ele havia entrado no lugar de Felipe Melo. E Kleberson não se acomoda bem pelo setor esquerdo, ainda mais se tiver de marcar.
Assim restaria Gilberto em uma nova concepção do meio-de-campo do Brasil, esfacelado com as lesões de Elano e Felipe Melo e ainda a suspensão de Ramires. O setor ficaria com Gilberto Silva fixo entre os zagueiros, Daniel Alves na direita e Gilberto na esquerda, com Kaká centralizado.
Nos minutos finais da partida contra o Chile, na segunda-feira no Ellis Park, Gilberto entrou no lugar de Robinho, mas se acomodou pelo setor esquerdo do meio-campo ao lado de Michel Bastos. ''Ele (Dunga) me botou para jogar mais na frente que o Michel. Mas vendo que o Michel estava mais aceso no jogo e faltavam cinco minutos, disse que ficava de lateral e que ele podia se adiantar, é a maneira que ele gosta de jogar. E nesses cinco minutos ele conseguiu fazer uma jogada e quase marcou um gol'', comentou Gilberto na segunda-feira, na saída do Ellis Park.
O revezamento entre Gilberto e Michel é uma arma que Dunga dispõe no setor esquerdo. Por ali, Robben, um dos destaques da Holanda, gosta de transitar. Uma de suas característica é jogar aberto quase na ponta direita para ir fechando em diagonal rumo à grande área e mandar a canhota para o gol. Contra a Eslováquia, na segunda-feira, ele fez um gol com essa movimentação e quase marcou outro do mesmo jeito.
Gilberto pode entrar para marcar Robben e liberar Michel Bastos para apoiar o ataque e desafogar a saída de bola da seleção brasileira.
Nos outros setores do time, Daniel Alves deve mesmo continuar de titular no lugar de Elano, que ainda não se recuperou de uma lesão na perna direita. Assim, o Brasil iniciaria a partida contra a Holanda com Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Gilberto, Daniel Alves e Kaká; Robinho e Luís Fabiano.

mockup