Gil de Ferran luta pelo reconhecimento
Piloto está entre os favoritos para vencer a prova; treinos começam hoje e pista foi elogiada por Alessandro Zanardi
José Emílio Aguiar
Agência Estado

Divulgação
EstratégiaO brasileiro André Ribeiro, vencedor da prova em 96, conversa com Rick Mears, dirigente da Penske Gil de Ferran começa hoje os treinos para o GP do Brasil perseguindo uma vitória que poderá consagrá-lo com a torcida. Sem a mesma popularidade de Christian Fittipaldi e Maurício Gugelmin, que correram na F-1, ou de André Ribeiro, que venceu a prova no Rio em 96, Gil é o brasileiro que mais tem acelerado na F-Indy. Soma 33 pontos, está em quarto lugar, liderou três corridas este ano e é apontado até pelos rivais como um dos quatro grandes favoritos à vitória domingo, ao lado de Alessandro Zanardi, Michael Andretti e Greg Moore.
Gil não encara a corrida como a chance de conquistar o carinho do público. ‘‘Qualquer vitória melhora a reputação de um piloto, mas não sei que efeito terá ganhar no Brasil’’, disse. Gil tem este ano uma equipe mais afinada. A Walker manteve a combinação Reynard-Honda-Goodyear, apesar do fraco desempenho dos pneus. ‘‘Para mim, o Derrick Walker (dono do time) tomou a decisão certa’’, disse.
Gil teve ótimos carros nas corridas no Rio em 96 e 97 e partirá de um bom acerto básico nos treinos livres, que hoje serão disputados em duas sessões, das 10h30 às 12 horas, e de 14h30 às 15h15 (primeiro grupo, dos 15 mais rápidos do último grid em pistas ovais) e 15h30 às 16h15. Haverá outro treino livre, amanhã, das 9 horas às 10h15, e o único treino de classificação será às 12h45, com transmisão do SBT. A corrida, domingo, é às 13 horas.
ZanardiO atual campeão da Indy, o italiano Alessandro Zanardi, disse ontem que considera o circuito carioca ‘‘o melhor oval da Indy’’. Ele afirmou que os dois pontos de freada da pista valorizam a atuação do piloto. ‘‘Dá para disputar posição em freada, o que não acontece nos outros ovais.’’ Zanardi chegou ao autódromo no início da tarde. Visitou os boxes ocupados pela equipe Ganassi e acompanhou com os mecânicos a montagem do seu carro.
A maioria dos pilotos da Indy passou pelo circuito ontem. ‘‘Estou otimista. Fui segundo colocado aqui no ano passado e espero sair daqui com a liderança do campeonato’’, disse o canadense Greg Moore, que hoje é o líder do campeonato. ‘‘Aqui, o que vence a prova é a estratégia de corrida’’, afirmou André Ribeiro, da Penske, que venceu a Rio 400 em 96.

mockup