Por que atrasar o almoço de domingo e juntar-se a um monte de gente sob o sol escaldante do meio dia? Para assistir de perto o piloto paulista Felipe Giaffone vencer, de ponta a ponta, a sexta etapa da 14 temporada da Fórmula Truck, que lotou o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no início da tarde de ontem.
''Foi uma corrida muito difícil. Para quem viu pareceu fácil, mas o Roberval não deu sossego. É uma pista difícil de guiar'', definiu Giaffone, referindo-se às inúmeras tentativas de ultrapassagem, sem sucesso, do segundo colocado da prova, o também paulista Roberval Andrade, da equipe Scania.
Com a vitória, desenhada no treino classificatório de anteontem, quando conquistou a pole, Giaffone soma 109 pontos na temporada, atrás apenas do líder do campeonato Valmir Benavides, companheiro da equipe Volkswagen, com 128 pontos, que foi o terceiro colocado na prova londrinense. Completaram o pódio de ontem o paranaense Wellington Cirino, quarto colocado da temporada, e o pernambucano Beto Monteiro, nono no campeonato.
''Não consegui executar a volta perfeita e o Felipe está de parabéns, pois guiamos, eu e ele, no limite'', comentou Andrade, que pretende tirar a diferença dos pilotos da Volks em Buenos Aires, na Argentina, onde acontece a próxima etapa da F-Truck, em setembro. Para o líder do campeonato, Valmir Benavides, o circuito londrinense foi o mais trabalhoso da temporada até agora: ''Erros na corrida foram mais meus do que da equipe. Mas me esforcei, pois o Cirino me deu bastante trabalho.''
Como justificativa para o quarto lugar, Cirino alegou problemas no câmbio. ''Poderia ter obtido um resultado melhor, mas a corrida foi boa e se definiu na classificação. Londrina abriu meus olhos para o desenvolver do campeonato'', declarou. Já Beto Monteiro elogiou a evolução da Scuderia Iveco no ano: ''Classificamos em sexto e ganhamos uma posição na corrida e isso nos mostrou que estamos no caminho certo.''
Entre os paranaenses, além de Wellington Cirino, Renato Martins, da Volkswagen, Fred Marinelli, da Iveco, Fabiano Brito e Diumar Bueno, da Volvo, completaram a corrida. Entre os londrinenses, apenas João Marcos Maistro, da Volvo, terminou a prova, na 14 colocação. Leandro Totti abandonou a pista na segunda volta, com problemas mecânicos. ''Vínhamos de um resultado legal em Interlagos, apostando tudo em Londrina, mas foi um quebra-quebra de motores. Agora é pensar em Buenos Aires'', lamentou o piloto, que perdeu três motores durante o fim de semana. O cascavalense Pedro Mufatto também não completou a prova.
Líder das 26 voltas disputadas no Autódromo Ayrton Senna, Felipe Giaffone também foi o autor da volta mais rápida da corrida, com 1'38''160, andando a uma média de 115 km/h. Já Beto Monteiro foi o piloto que mais fez ultrapassagens para superar os concorrentes Renato Martins, Vignaldo Fízio e Danilo Dirani. E foram poucas as ultrapassagens na prova, com destaque para o paulista Djalma Fogaça, da Ford, que largou em 22º e fechou a prova na nona posição. Também foi forte a disputa entre Benavides, Cirino e Monteiro pelo terceiro lugar, já no final da prova.
Não completaram a corrida os pilotos Geraldo Piquet e José Cangueiro, da Mercedes-Benz, e José Maria e Leandro Reis, da Scania.
A próxima etapa da Fórmula Truck será na Argentina, no Autódromo Oscar Galvez, no dia 20 de setembro. Será a primeira vez que a categoria brasileira de caminhões fará uma prova fora do país. ''É um lugar gostoso, bom para a categoria. Será um traçado novo para todos os pilotos, mas a pista é segura'', descrevu Giaffone.

mockup