|
  • Bitcoin 125.563
  • Dólar 5,1484
  • Euro 5,3178
Londrina

Esporte

m de leitura Atualizado em 15/07/2022, 18:16

Geromel joga 100% da Série B e fica perto de renovação automática no Grêmio

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de julho de 2022

JEREMIAS WERNEK
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) - Pedro Geromel está na iminência de renovar o contrato com o Grêmio. Líder do elenco e ídolo da torcida, o zagueiro sequer depende de negociação para seguir em Porto Alegre. A extensão do vínculo será automática pela presença em campo e, no ritmo atual, o gatilho contratual pode ser ativado ainda neste mês.

O Grêmio volta a campo diante do Tombense, neste sábado (16), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 18ª rodada da Série B. Depois, encara o Brusque, Ponte Preta e Chapecoense. A partida em Chapecó pode marcar a ativação oficial da cláusula que mantém Geromel no time tricolor por mais uma temporada.

Aos 36 anos, Geromel tem contrato até dezembro. O documento, porém, inclui cláusula de prorrogação até o final de 2023 em caso de participação em 60% dos jogos da temporada.

A notícia contrasta com o caso de Walter Kannemann, em reta final de contrato e ainda sem negociação para permanecer. Os dois zagueiros fazem parte de uma lista de 14 nomes nos últimos meses de vínculo com o Grêmio.

Geromel jogou em 29 dos 34 jogos disputados pelo Grêmio no ano. O time gaúcho tem mais 21 partidas na temporada e assim, a conta exige mais quatro atuações do zagueiro para o percentual da cláusula ser garantido.

O gatilho foi revelado pelo Grêmio, ainda em junho, e confirmado ao UOL Esporte pelo estafe do jogador. Além de estender o tempo de contrato, a cláusula mantém o patamar financeiro de Pedro Geromel —considerado um dos mais bem pagos do elenco atual.

O zagueiro participou de todos os jogos do time na Série B do Campeonato Brasileiro, até aqui. Mais do que simplesmente 17 partidas, Geromel seguiu em campo do primeiro até o último segundo de absolutamente todas as rodadas.

De acordo com o site Footstats, especializado em estatísticas, o zagueiro é o melhor jogador da Segunda Divisão, em índice que acumula atributos técnicos.

"O Pedro jogou todos. O Pedro é inteligente. Ele pergunta: 'qual é a parte mais importante do trabalho? Posso fazer isso e aquilo?' A gente controla o volume dos caras porque o jogo é o mais importante. Eles precisam estar bem no jogo", disse Roger Machado, treinador do Grêmio, depois da vitória sobre o Náutico, em Porto Alegre.

Para a partida deste sábado, Machado ainda não poderá contar com o zagueiro Kannemann, que se recupera de uma lesão na panturrilha. O grêmio deve ir a campo com escalação semelhante à da última rodada, com: Gabriel Grando; Rodrigo Ferreira, Pedro Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti e Bitello; Biel, Campaz, Ferreira e Diego Souza.

O Tombense, por sua vez, vem de vitória por 2 a 1, e espera manter o bom momento para se aproximar do G4 -com 25 pontos, o time ocupa a sexta posição.

O técnico Bruno Pivetti ainda não poderá contar com o meia Igor Henrique, que se recupera de lesão ligamentar no joelho. O meia-atacante Renatinho, que não jogou na última rodada, pode estar à disposição, assim como o zagueiro Roger Carvalho, que foi desfalque nas últimas partidas por conta de um desconforto muscular. Uma possível escalação do Tombense tem: Felipe Garcia; David, Joseph, Roger Marcondes (Roger Carvalho) e Manoel; Zé Ricardo, Rodrigo (Renatinho) e Jean Lucas; Keké, Everton Galdino e Ciel.

Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Horário: Às 16h30 (de Brasília) deste sábado (16)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)

VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)

Transmissão: Premiere